CCZ reforça controle sobre população animal

Veterinários, técnicos e agentes de saúde do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) começaram na última terça-feira, 7, a percorrer áreas periféricas da cidade, desenvolvendo um trabalho educativo sobre a castração e a posse responsável de animais.

Segundo a coordenação do Centro, além de aproximar os serviços do CCZ das comunidades mais distantes e carentes, a iniciativa tem como objetivo aumentar o controle sobre a população animal, reduzindo não só os índices de abandono, mas também sua circulação pelas ruas, que em muitos casos representa um risco ao ser humano.

O trabalho foi iniciado pela Vila Emater, em Jacarecica. No local, as equipes visitaram cada casa, verificando a existência de animais e suas condições de saúde – vacinação, aspecto geral etc. – que servirão de base para novas ações do CCZ. A atividade permitirá, principalmente, que seja feito um levantamento dos animais aptos a realização de cirurgia de castração, serviço que vem sendo disponibilizado gratuitamente pelo Centro.

"Essa ação foi motivada especialmente pela dificuldade de acesso dos usuários das áreas mais carentes ao Centro de Controle de Zoonoses. Com a cirurgia de castração, por exemplo, temos o serviço, ele é gratuito para a população, mas nos locais onde ele é mais necessário para garantir a saúde de todos, a maioria dos moradores não têm condições financeiras para levar seu animal. Nossa intenção é estender nossa atuação até essas áreas, criando os mecanismos de acesso que se fizerem necessários para isso", afirma o coordenador do CCZ, Carlos Eduardo da Silva.

Ainda segundo Carlos Eduardo, a idéia é que a ação educativa – que nesta primeira etapa também será realizada na cidade de lona do Eustáquio Gomes, no Benedito Bentes e no Dique-Estrada – seja incorporada às ações de rotina do Centro, assegurando que seus profissionais avaliem regularmente esses animais, aumentando também o controle sobre a incidência de zoonoses (doenças transmitidas ao homem pelos animais).

"Com o cadastro em mãos e tomando medidas como a castração, pretendemos fazer um controle mais efetivo da população animal da cidade, possibilitando que os proprietários tenham condições de criar seus animais com a responsabilidade adequada e sem a preocupação de ter que abandonar pelas ruas novas crias que venham a surgir de forma indesejada", reforçou a médica veterinária Thaysa Novaes, da equipe do CCZ.

Fonte: Assessoria/SMS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos