Renan analisa desempenho feminino nas eleições

Jonas Pereira - Agência SenadoRenan diz que participação das mulheres na política e nos governos ainda é baixa

Renan diz que participação das mulheres na política e nos governos ainda é baixa

O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) em discurso no plenário do Senado fez uma análise a respeito do desempenho das mulheres candidatas nas eleições de 2008. Apesar de elas terem conquistado avanços nesse pleito, avaliou o senador, a participação das mulheres na política e nos governos ainda é baixa.

“Infelizmente, a política e suas instituições são esferas da vida social ainda tradicionalmente dominada pelos homens. Os postos de poder público foram, durante muito tempo, ocupados exclusivamente por homens, assim como os cargos de direção nas organizações partidárias, que se formam e se estruturam para disputá-los. Por isso, as chances de sucesso imediato para qualquer grupo excluído que almeje se inserir em instâncias decisórias, públicas ou partidárias, são reduzidas”, disse o senador.

De acordo com Renan, Alagoas foi o estado que elegeu o maior número de mulheres prefeitas: foram 19 eleitas, 18,7% do total de prefeituras, porcentagem igual a do Amapá. Na Região Nordeste, acrescentou, foram eleitas 231 prefeitas e 2.453 vereadoras, números baixos se comparados aos de homens eleitos: 1.557 prefeitos e 14.149 vereadores.

Segundo a União Interparlamentar (UIP), citou Renan, o Brasil tem 46 deputadas federais (8,7% da Câmara dos Deputados), ficando o Brasil em 146º lugar, em uma lista de 190 países, e penúltimo na América do Sul. No Senado Federal, existem dez senadoras, acrescentou Renan, citando o nome de todas. Em todo o mundo, continuou o senador, apenas 17,2% dos legisladores são mulheres.

Há muito por se fazer. É necessário estimular cada vez mais a participação feminina nas instâncias das bases partidárias, que continuam a ser as grandes escolas da ciência e da arte de fazer política no nosso país. É preciso incluir cada vez mais as mulheres na tomada de decisões nos campos da política e da economia e encontrar formas de garantir, na lei e na vida real também, a conciliação do trabalho com a vida familiar”, afirmou Renan.

Fonte: Agência Senado

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos