Margareth Menezes e Sandra de Sá em União

InternetSandra de Sá é uma das atrações da festa em União dos Palmares

Sandra de Sá é uma das atrações da festa em União dos Palmares

A prefeitura de União dos Palmares, com o apoio do governo de Alagoas, está promovendo uma série de atividades culturais para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra. Desde o dia 15, até 22, sábado, o município é o cenário de apresentações artísticas que visam resgatar e valorizar expressões da cultura afro-brasileira. No dia 20, quinta-feira à noite, haverá um show da cantora baiana Margareth Menezes, e na sexta-feira, 21 a atração é a carioca Sandra de Sá.

Nos três primeiros dias de programação, a população local teve acesso a concurso de beleza negra, no Quilombo de Muquém, rodas de capoeira, apresentação de hip-hop, reggae, entre outros estilos musicais. Nesta quarta, 19, das 8 às 16 horas, na Serra da Barriga, está prevista a realização de oficinas de artesanato com palha e folha de bananeira, de penteados afros e de farinhada (arte de fazer farinha), que vão até o dia 20. Essas oficinas são gratuitas e oferecidas por membros de comunidades quilombolas para o público em geral com o intuito de preservar a cultura dessas comunidades.

Na praça Basiliano Sarmento, das 15 às 18 horas, ainda haverá apresentação de roda de capoeira, de teatro e de hip-hop do Projeto Esca, além da performance do Grupo de Teatro Vixe Maria. A programação noturna prevê o ritual de lavagem da Casa Jorge de Lima, a realização de uma Noite da Beleza Negra e a apresentação da peça Guerreiros da Utopia, do Grupo Ogãs e da Banda Estuário Mangue Beat, no Teatro da Uneal.

Dia 20 – Quinta-feira, Dia Nacional da Consciência Negra, a programação na Serra da Barriga começa bem cedo, às 4h30 da manhã, com oferenda aos ancestrais palmarinos. Às 7 horas, haverá a Corrida Zumbi dos Palmares e, em seguida, o encontro dos Griots (contadores de histórias) e dos Ogãs (membros do candomblé).

Às 8h30, haverá uma salva de tiros, seguida da colocação de coroa de flores no Monumento a Zumbi e da apresentação da Orquestra de Berimbau. Lideranças negras, Zulu Araújo, presidente da Fundação Cultural Palmares, e Areski Freitas, prefeito de União dos Palmares, farão pronunciamento. A partir das 10 horas, haverá apresentação teatral do grupo Malungos do Ilê, de uma performance do Grupo de Dança Afro Muzimba e do Afoxé Odô Yá.

Na noite seguinte, a partir das 19h30, ainda na praça Basiliano Sarmento, haverá outra série de shows com as bandas Isergoria, Estuário Mundaú Beat, Raízes de Zumbi, Thiago Correia e Comunidade Quilombola e do cantor Adão Negro, de Salvador, e da cantora carioca Sandra de Sá. Já na noite de 22 de novembro, a programação será encerrada com as apresentações Grupo de Dança Afro Muzinga, da União DMC`s, das bandas Afro Zumba e Escrúpulo Douda.

O ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, vai participar das atividades da manhã do dia 22, ao lado do governador Teotonio Vilela e da secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Wedna Miranda, na Serra da Barriga. Lá haverá a apresentação do grupo de afoxé Odô Yá.

Os eventos organizados no município durante a Semana da Consciência Negra estão sendo realizados pela prefeitura, em parceria com o Comitê Gestor do Parque Memorial Quilombo dos Palmares e Associação dos Grupos Culturais e Entidades Negras de União dos Palmares. O projeto conta com patrocínio do Ministério da Cultura e Fundação Cultural dos Palmares e apoio da Universidade Federal de Alagoas, Sebrae, Governo do Estado e da Nova Schin.

“A comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra em União dos Palmares é uma grande oportunidade para promover o resgate cultural do nosso povo e de elevar a auto-estima coletiva do município. Alagoas é o único estado brasileiro que tem dois representantes heróicos no Livro do Tombo, do governo federal: Zumbi dos Palmares e o Marechal Deodoro. E isso tem de ser motivo de grande orgulho para todos os alagoanos”, afirma Zezito Araújo, secretário do Comitê Gestor do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, mencionando que, pela primeira vez depois de anos, foi a Prefeitura de União dos Palmares que conduziu o processo das comemorações realizadas na região durante a semana da Consciência Negra.

“O Dia Nacional da Consciência Negra se tornou uma boa oportunidade de geração de renda para o município. Contudo, queremos aproveitar melhor esse potencial estruturando um roteiro turístico para a região que já atrai inúmeros visitantes interessados em desvendar a história do Quilombo e de Zumbi dos Palmares”, conta o prefeito Areski Freitas.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos