Mais de 26 mil quilos de materiais arrecadados

NorconEquipe Qualivida Aracaju: 100 mil garrafas pets

Equipe Qualivida Aracaju: 100 mil garrafas pets

342.309 unidades de materiais recicláveis. Esse foi o resultado da 3ª Campanha do Qualivida em Maceió, que durou 10 semanas. A novidade dessa etapa, ficou por conta dos diferentes materiais recolhidos, retirados do lixo, os quais foram encaminhados para cooperativas especializadas (as Cooperativas de Recicladores de Alagoas COOPLUN e COOPREL).

Além das garrafas pets e óleo de cozinha (itens da 1ª e 2ª campanha), foram arrecadados plásticos, jornal, revistas, papelão, caixinhas de Tetrapak, aço, alumínio, ferro, dentre outros. Segundo o consultor ambiental da SIGA – Serviços Integrados em Gestão Ambiental, empresa que presta serviço para a filial Alagoas, Rogério Araújo, “o foco dessa terceira edição do programa foi diferente, mas ao mesmo tempo, houve um maior interesse dos colaboradores. O número de voluntários aumentou e a consciência deles também. Esse é o grande objetivo da Campanha, pois quando eles participam, eles viram os agentes multiplicadores”.

Foram coletados mais de 26 mil quilos de materiais (37,7% de papel de jornal ou revistas, 37% de papelão e 16% de plásticos diversos). O valor estimado de todos os itens é de R$ 6.300,00 (seis mil e trezentos reais), ou seja, R$ 1.000,00 (mil reais) durante seis semanas, divididos entre as duas cooperativas beneficiadas.

Dos 50 bairros de Maceió, 34 foram atingidos, assim com cinco municípios. “Isso mostra o quanto a comunidade está participando e apoiando o Qualivida, pois o que se projeta na cidade é que a Norcon cuida da natureza e do meio ambiente. Com certeza, é um programa que traz uma imagem muito positiva para empresa e cada vez mais superamos as expectativas”, diz o superintendente da Norcon em Alagoas, Álvaro Dantas.

Ricardo Alves, servente do Norcon Empresarial, foi o grande vencedor individual da 3º Campanha. Ele conseguiu coletar sozinho, 113 mil itens, ou seja, mais de 33% do total arrecadado. “Eu me sinto muito feliz por ter conseguido mais uma vez o primeiro lugar na Campanha. Como esta fase nós arrecadamos vários itens, inovei na busca: fui até o IML e coletei recipientes de álcool. Contei com a ajuda da Previdência Social e consegui vários papéis e jornais. A busca foi intensa, mas valeu a pena. Tudo vale a pena quando o assunto é preservar o meio ambiente.”

A obra campeã também foi o Norcon Empresarial, com um total de 250.257 itens. Para o técnico de Segurança de Trabalho da obra, Vinicius Leite, as expectativas foram muito mais que alcançadas. “Não esperávamos arrecadar tantos materiais, mas estávamos empenhados em ganhar. A equipe estava bastante integrada, com uma competição acirrada e saudável. Nessa Campanha podemos perceber que o número de voluntários aumentou, mostrando que cada vez mais o Qualivida vem ganhando forças. Estamos muito contentes em ter conquistado o primeiro lugar nessa etapa”, diz Vinicius.

Qualivida

O Qualivida foi criado há pouco mais de um ano pela Norcon. O programa socioambiental da Norcon visa desenvolver a consciência sobre o tema entre funcionários, estimulando o voluntariado e oferecendo palestras educativas nos canteiros de obras, durante o horário de trabalho. O programa teve início na filial da Construtora em Alagoas, através da SIGA – Consultoria Ambiental que presta serviços para o PGRCC – Programa de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil, nos canteiros da Norcon.

Chegou à sede da empresa em Aracaju em agosto de 2008, com palestras educativas e o lançamento da primeira campanha de arrecadação de PET. A primeira campanha foi encerrada esta semana, com a arrecadação de 100 mil garrafas pets, doadas à CARE – Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju.

Fonte: Assessoria Norcon/Cristina Sampaio

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos