Rotary Club reúne ex-bolsistas

AssessoriaRotary Club

Rotary Club

O Rotary Clubs de Maceió, realizou no último dia 27 de outubro, em sua reunião semanal, um encontro com os ex bolsistas do “IGE”, Intercâmbio de Grupos de Estudos; programa que financia a viagem de equipes integradas de membros rotarianos das mais variadas profissões. Essas bolsas propiciam visitas de 4 a 6 semanas em outros paises, e lá cada visitante recebe dos rotarianos anfitriões, roteiros de cunho informativo, profissional e cultural. Durante a reunião, vários membros do Rotary Clubs expuseram suas experiências com o intercambio e agradeceram a Fundação Rotária pelo financiamento das viagens internacionais e das bolsas de estudos.

O líder do grupo do IGE, Geraldo Lins, foi um dos agraciados com uma bolsa do Rotary. Ele agradeceu a Fundação e discursou sobre o projeto Pólio Plus, o mais famoso programa corporativo do Rotary Clubs International, que tem como objetivo a erradicação da pólio no mundo, com mais de 210 nações beneficiadas. Já Helga Mello, que foi a líder na viagem ao Canadá e Estados Unidos, relembrou os ótimos dias que passou longe do Brasil.

“Aprendi outra língua, e isso para mim foi de grande riqueza. Este é um dos muitos trabalhos excelentes do Rotary”, agradeceu. Carolina Bertrand, juíza do trabalho, também falou de sua experiência com uma bolsa em Minesotta. “As famílias foram muito receptivas e aprendi muito. Em 1998 quando viajei, fiquei encantada com a informatização daquele país. Foi único tudo que vi e aprendi”, disse. Também fizeram uso da palavra, Onilda Costa, que explicou o funcionamento das bolsas educacionais, subsídios e projetos; a arquiteta Elizabete Beder, que contou do período que esteve na Noruega parabenizando o trabalho do IGE e a professora Aristéa de Vasconcelos, que chegou a participar de uma reunião da ONU quando foi bolsista em Nova York.

O grande momento da tarde foi a declaração emocionada da médica pediatra Gisélia Campos, que embora não tenha feito uma viagem ao exterior, teve seus estudos pagos pela Fundação, o que foi de fundamental importância para conclusão de sua formação acadêmica. “Àquela época era muito difícil, os livros eram muito caros e a faculdade de medicina era paga. O Rotary reembolsou o dinheiro que eu havia gasto com as mensalidades da faculdade e assim pude comprar livros para estudar em casa. Hoje estou aposentada e escrevo livros. Sou grata a Fundação por tudo, vou sempre servir como fui servida. Sou e sempre serei fiel aos princípios Rotarianos”, declarou com a voz embargada, antes de finalizar a reunião com uma linda poesia de sua autoria.

Para o presidente do Rotary Clubs Maceió, Carlos Lima, os ex participantes dos programas da Fundação Rotaria são recursos valiosos à Fundação. “Através das bolsas de estudos oferecemos oportunidades para que estudantes, educadores e profissionais tenham chance de conhecer novas culturas e aprender sobre as necessidades das comunidades locais e internacionais, além de conhecer as oportunidades que o Rotary oferece para saná-las”, explicou.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos