SMS promove campanha no Dia Contra a Aids

Secom MaceióTenda está montada no Centro

Tenda está montada no Centro

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa Municipal de DST/Aids, realizou, nesta segunda-feira (1º), ações de saúde no calçadão do Comércio para lembrar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A programação foi iniciada no dia 27 e prossegue até cinco de dezembro, com a campanha nacional cujo tema em Maceió é "Prevenção não tem idade. A camisinha protege você da Aids".

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, a conscientização é a forma mais correta para se evitar a Aids. "É importante que toda população esteja em alerta contra as doenças, e principalmente, da Aids. Nós, da saúde municipal, continuamos trabalhando em prol da comunidade e pedimos que as pessoas tenham cuidado e se previnam contra as doenças sexualmente transmissíveis. Se proteger é a melhor solução para evitar problemas futuros", afirmou.

O 1º de dezembro está sendo lembrado durante todo o dia com a realização de panfletagem em torno dos semáforos do Centro, e ações no calçadão do Comércio como palestras coletivas que orientaram sobre a prevenção da DST/Aids, além de testagem e aconselhamento para HIV, sífilis e hepatites B e C. Várias apresentações artísticas fazem parte da comemoração do Dia de Luta Contra a Aids.

A coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Sandra Gomes, afirmou que um número expressivo da pessoas prestigiou a ação. "Os freqüentadores do Centro e os comerciários estão realizando os exames disponibilizados no Centro. Isso demonstra que a população tem interesse em procurar a informação para evitar doenças", disse Sandra.

O aposentado José Carlos (62) prestigiou o evento e fez testagem, além de procurar se informar sobre a Aids. "Estou aqui para saber sobre a doença e aproveitei para fazer o exame. O que aprendi aqui, hoje, vou passar para meus filhos e vizinhos. É importante a gente conversar com as pessoas para orientar sobre o problema", finalizou o aposentado.

O Dia Mundial de Luta contra a Aids foi criado em 1988, durante Encontro Mundial de Ministros de Saúde, em Londres, com a participação de 140 países. O objetivo da data é mobilizar governos, sociedade civil, portadores do HIV e outros segmentos da população para uma reflexão sobre a epidemia.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos