Disque-denúncia ajuda a esclarecer crimes

IlustrãçãoIlustrãção

A Polícia Civil de Alagoas vem utilizando uma importante arma contra a criminalidade: o dique-denúncia. Por meio do telefone 0800-284-9390, a sociedade pode ajudar nas investigações, oferecendo informações sobre qualquer tipo de crime ou sobre os criminosos.

Os resultados desse novo tipo de ferramenta já vêm aparecendo. O caso mais recente foi a prisão de Marcondes Cavalcante Targino, um dos suspeitos de envolvimento no assassinato do ex-prefeito, José Dantas Rodrigues, conhecido como Zé Miguel, e de sua esposa, Matildes Tereza Toscano de Souza, executados a tiros na madrugada do dia 20 de março de 1999, na Rodovia AL-220, em Jaramataia.

Foragido desde a época do crime, Marcondes Targino acabou preso depois de uma ligação feita para o Disque-Denúncia da Polícia Civil. O suspeito foi localizado em uma propriedade rural do município de Craíbas, por uma equipe do delegado distrital, Antônio Edson Souza de Oliveira, e está à disposição da Justiça.

“Como este, vários outros foragidos já foram encontrados e muitos crimes foram esclarecidos depois de ligações feitas para o disque-denúncia”, explica o delegado Leonardo Assunção, atualmente respondendo pela Diretoria de Recursos Especial (DRE) que coordena esse serviço.

“O esclarecimento das ações delituosas é uma obrigação da polícia, mas a sociedade pode ajudar – e muito – fornecendo as informações necessárias. Somente com a ajuda da população poderemos enfrenta a violência e reduzir os índices da criminalidade”, acrescentou o delegado.

O disque-denúncia da Polícia Civil funciona as 24 horas do dia e da noite. O serviço é ininterrupto com equipes especialmente treinadas para atender à população e dar encaminhamento às denúncias.

Para ajudar, a pessoa basta ligar para o número 0800-284-9390, e nem precisa se identificar. O anonimato é totalmente garantido.

Se quiser, o denunciante pode pedir uma senha que lhe será fornecida pelo policial que o atender. Esse número o ajudará sempre que queira ligar novamente, seja para dar mais informações sobre o caso, fazer novas denúncias ou apenas acompanhar o andamento das apurações da denúncia que fez anteriormente.

“Todas as denúncias têm encaminhamento para as respectivas delegacias, tanto de Maceió como do interior do Estado; nenhuma fica sem resposta. O importante é que a população saiba que está dando uma grande contribuição para que possamos baixar os índices da violência”, afirma Ana Paula Becker, que chefia o setor de Disque-Denúncia.

Atualmente, os casos com maior número de denúncias referem-se à questão de drogas. A partir delas, a Polícia Civil já conseguiu desmantelar quadrilhas e prender traficantes. Em seguida, vêm os casos de pessoas procuradas (foragidos) e de roubos.

Além do telefone, a população pode fazer a denúncia por meio da internet, acessando o site da Polícia Civil (www.pc.al.gov.br) e entrando no módulo Denúncia On Line .

Fonte: PC

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos