Deputados debatem projeto da PM

A informação de que está para chegar um projeto de lei de iniciativa do Executivo, que mexe com a estrutura da Polícia Militar, rendeu polêmica durante a sessão ordinária desta segunda-feira, 15, na Casa de Tavares Bastos. O assunto veio ao plenário pelo deputado Jeferson Morais (DEM). Ele se mostrou bastante preocupado com a questão. “Esse projeto vinha sendo mantido sob certo sigilo, mas já começa a gerar reações dentro da corporação”, disse, sugerindo a realização de um debate público com as entidades representativas do segmento e representantes do governo, para um melhor aprofundamento sobre a questão.

Ele discordou da forma como a matéria vem sendo conduzida pelo alto comando da PM, uma vez que, segundo os militares, está sendo construída à revelia da classe. “Os militares alegam que não foram ouvidos quando da elaboração do projeto”, disse Morais. “Dois ou três oficiais, dentre eles o comandante e o subcomandante, estão propondo esse projeto de lei, que vai causar rebuliço na tropa, porque mexe com toda a estrutura da corporação”, observou o parlamentar.

O líder do governo na Casa, deputado Alberto Sextafeira (PSB), explicou que o projeto ainda não está tramitando no Parlamento e que foi apresentado ao Conselho Estadual de Segurança Pública pelo comandante-geral da PM, coronel Dalmo Sena, e pelo subcomandante da PM, coronel Dário César. “Não conheço os termos desse projeto, mas temos de estar preparados para ouvir as partes”, disse Sextafeira, defendendo a realização de uma sessão pública sobre as mudanças que a PM pretende implantar.

Em aparte, o deputado João Carlos (PTB) também se mostrou preocupado com o assunto e reforçou a necessidade de um debate mais aprofundado sobre a questão, em uma sessão especial.

Fonte: ALE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos