Alunos do Cesmac ganham curso do Sebrae

AssessoriaAssessoria

Três projetos desenvolvidos por alunos do curso de Turismo do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) conquistaram um grande incentivo do Sebrae: bolsas de estudo para fazer o curso Empretec, de empreendedorismo. Os trabalhos foram elaborados durante os estudos das últimas disciplinas da graduação, com o acompanhamento dos professores da instituição de ensino e do coordenador do curso, Luciano Araújo.

Um dos projetos agraciados foi o chamado "Vovótur" que pretende criar uma agência de viagem especializada no atendimento às demandas dos turistas da terceira idade. "Esse trabalho pega carona em uma forte tendência observada no mercado que é o crescimento do turismo entre as pessoas que estão na faixa etária acima de 60 anos. Geralmente esse segmento social desfruta dos benefícios da aposentadoria e que podem viajar em qualquer época do ano", explica Luciano Araújo, mencionando que o próprio Governo Federal vem dando grandes incentivos a esse nicho turístico a partir da implantação do projeto Viaje Mais. "Com ações direcionadas aos vovôs e vovós, é possível manter aquecida a ocupação hoteleira mesmo em período de baixa estação", destaca.

Outra proposta que ganhou incentivo do Sebrae foi o "Bustur", um serviço de transporte turístico cujo trajeto percorreria os principais atrativos da capital alagoana em um ônibus panorâmico. "Há iniciativas semelhantes já concretizadas em grandes capitais do mundo, como Nova York e Londres. A idéia é levar os turistas para fazer um passeio por toda cidade, com o apoio de um guia turístico, em um veículo confortável e aberto que permitiria a descontração entre os passageiros", conta.

O terceiro projeto desenvolvido pelos alunos é a criação de um evento chamado "Cangaço Fest" que visa incrementar o calendário turístico das cidades do Sertão alagoano. A iniciativa teve como modelo o projeto da cidade cenográfica de Nova Jerusalém, que, a cada Páscoa, encena a Paixão de Cristo, atraindo um grande número de turistas para a região Agreste de Pernambuco. "Em Alagoas, estamos propondo a montagem de uma peça sobre a vida de Lampião, tendo como pano de fundo a história do cangaço. Além resgatar o passado pela dramaturgia, promoveríamos passeios mostrando as cidades percorridas pelo bando de Lampião, elaborando novos roteiros turísticos entre vários municípios", descreve Araújo.

Grade curricular – O curso de Turismo do Cesmac teve sua grade curricular modernizada nos últimos dois anos. O tempo de conclusão do curso foi reduzido de quatro para três anos, adotando disciplinas mais práticas e redirecionando o foco dos estudos para áreas mais requisitadas pelo mercado de trabalho, como a de hotelaria. "No mês de outubro, criamos uma agência de turismo que vem sendo operacionalizada pelos próprios alunos do curso que estão desenvolvendo roteiros turísticos e organizando eventos para atender as demandas do Cesmac, de seus alunos e funcionários. Demos suporte técnico a eventos importantes da instiuição, como o 1º Congresso Acadêmico do Cesmac, realizado em outubro último, que reuniu 8 mil participantes no Centro Cultural e de Exposições de Maceió por exemplo", rememora Luciano Araújo, mencionando que iniciativas como essa têm conferido mais dinamismo ao curso de Turismo do Cesmac, aliando a teoria à prática de ensino.

Fonte: Ascom Cesmac

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos