Programa de desenvolvimento do agronegócio é lançado em União dos Palmares

Agência SebraeLançamento do programa reuniu prefeitos em União dos Palmares

Lançamento do programa reuniu prefeitos em União dos Palmares

Representantes de 14 municípios da Zona da Mata de Alagoas estiveram reunidos na manhã de ontem (26), no auditório da Prefeitura de União dos Palmares, para conhecer o Programa de Desenvolvimento de Agropólos da Mata Norte.

Criado por meio de uma parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae-AL), a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e o governo do Estado, o programa visa promover o desenvolvimento regional integrado e sustentável, priorizando as cadeias produtivas da região.

Um dos objetivos do Programa de Agropólos é interiorizar os investimentos no setor produtivo através da vinculação da administração de cada um dos 14 municípios às agroindústrias, aos produtores rurais, a instituições públicas e privadas e serviços especializados.

De acordo com o presidente da AMA, Jarbas Omena, o programa vai agregar valores a determinadas atividades e gerar novas economias. “Vamos dar possibilidade a mais uma opção de renda e diminuir o êxodo rural”, disse o presidente.

Para o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Agricultura, José Marinho Júnior, o Agropólos da Mata Norte tem tudo para ser um sucesso. “Estamos concluindo um projeto de zoneamento de todo o estado, o que será uma contribuição para a implantação do Agropólos”, destacou José Marinho.

Segundo o superintendente do Sebrae, Marcos Vieira, esse programa é uma questão de conquista dos produtores, que devem cobrar e também participar. “O Sebrae vai capacitá-los a gerir seus empreendimentos com uma visão estratégica, pensando na qualidade, na competitividade e no desenvolvimento local”, afirmou Vieira. Ele também citou o êxito obtido por outros estados no setor de agronegócios, principalmente a fruticultura, a partir da criação de Agropólos.

Metodologia do Programa

Durante o lançamento, o consultor Mário Bracht apresentou a metodologia que será desenvolvida nos municípios integrantes do programa. Ele destacou que será feita a escolha de um agente catalisador, o diagnóstico preliminar do agropólo, a sensibilização das lideranças, a escolha dos coordenadores municipais, a realização de seminários em cada um dos municípios, nos quais os produtores poderão apontar suas necessidades e fazer sugestões a respeito das prioridades a serem adotadas, e o desenvolvimento do projeto estratégico.

De acordo com Mário Bracht, a solução para muitos problemas locais depende da união e do cooperativismo. “Alagoas tem um grande potencial para se desenvolver. É preciso que os prefeitos sejam agentes motivadores e que haja a percepção coletiva de pertencer à região, realizando as compras governamentais, por exemplo, no próprio município”, disse Bracht.

Ele destacou ainda a capacidade regional de captação e reinvenção do excedente econômico, o processo de inclusão social e a consciência e ação ambientalista como fatores essenciais para o desenvolvimento de uma determinada região.

Fonte: Sebrae-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos