Encontro discute formação étnico-racial na Educação

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte realiza no próximo dia 7 de março, às 8h, o XVIII Encontro Afro–Alagoano de Educação, com o tema “Mulheres no Espelho/Mulheres Negras em Reflexo”, no Palácio República dos Palmares.

O encontro dá início à pauta discursiva sobre o Dia Internacional da Mulher e marca uma ação voltada ao cumprimento do artigo 26-A da Lei n° 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB), da Lei n° 10.639/2003, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico–Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro–Brasileira e Africana, conforme parecer CNE/CP n° 003/2004 e Resolução CNE/CP n° 1/2004, que consiste em um Programa de Formação Continuada em Educação das Relações de Gênero e Étnico–Raciais, e tem como público alvo profissionais da educação.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 5, das 8h às17h, no Núcleo Temático Identidade Negra na Escola, na sede da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Como critério de inscrição, o Nutine solicita que as/os profissionais da educação estadual, municipal, federal ou da rede privada, tenham disponibilidade para participar do encontro em tempo integral. Informações pelo telefone: 3315-1268.

Segundo a coordenadora do Núcleo Temático Identidade Negra na Escola da SEE, Arísia Barros, “o encontro objetiva criar um princípio de diálogo entre as ações existentes de promoção da igualdade racial/gênero na educação do Estado de Alagoas e a responsabilidade estatal/social em parceria com a iniciativa privada.

Ela disse, ainda, acreditar que é preciso criar um espaço de discussão e da política da aplicabilidade de uma educação anti-racista, pois cabe a escola o significativo papel de traduzir o retrato amplo e complexo das relações sociais. “Esse encontro é um investimento na política educacional do respeito à diversidade étnica e de gênero como a política de Estado, afirma.

Programação

Inicia às 8h da manhã, com a entrega do material. Às 9h20, haverá apresentação cultural. Às 9h30, tem início a primeira palestra com o tema: “Os Direitos Humanos de Ser Mulher, Negra e Yalorixá”, com Roberto Costa Araujo, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. A segunda palestra inicia–se às 10h, com o tema: “Laura Dantas – A Mulher Negra e o reflexo no espelho da Educação”, com o jornalista Ênio Lins. Às 11h30, haverá a entrega do Troféu Professora Laura Dantas. Às 14h, reiniciam-se os trabalhos com a palestra: “Maria de todas as raças e todas as cores”, ministrada por Dom Antonio Muniz Fernandez, Arcebispo de Maceió. O encerramento da programação está previsto para as 17 horas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos