Servidores lotam Agência de Habitação para inscrições no PAR

Servidores públicos se inscrevem em programa de financiamento de residências
Servidores públicos se inscrevem em programa de financiamento de residências

Mais de 400 servidores procuraram, durante todo o dia de hoje, a Agência Alagoana de Habitação e Urbanismo (AGHU) para fazer as inscrições no Programa de Arrendamento Residencial (PAR), do governo federal. Por conta da demanda, ainda pela manhã 100 fichas foram distribuídas, apesar do Estado ter divulgado que o horário de atendimento só começaria a partir das 13 horas. Ouve confusão no local e novas fichas só serão distribuídas na próxima quarta-feira. Ao todo, serão arrendados 1.136 apartamentos e casas nos bairros do Tabuleiro do Martins e da Serraria.

O sonho da casa própria atraiu centenas de funcionários públicos para a Agência Alagoana de Habitação e Urbanismo durante esta segunda-feira e essa demanda deve continuar até o próximo dia 16 de abril, data em que se encerram as inscrições no Programa de Arrendamento Residencial. Um convênio firmado entre o governo de Alagoas e a Caixa Econômica Federal, no dia 27 de fevereiro, vai garantir a liberação de 1.136 apartamentos e casas dentro de um prazo máximo de 60 dias.

“Nossa expectativa é que em dois meses possamos começar a entregar as chaves das casas. Pedimos que os servidores tragam a documentação correta para que possamos agilizar todo o processo. O primeiro passo é fazer a inscrição aqui na Agência de Habitação e depois, agendar uma entrevista com as empresas que estão administrando o Programa de Arrendamento”, explicou a diretora de Desenvolvimento Social da AGHU, Ângela Paim.

Durante as primeiras horas de atendimento, dezenas de servidores fizeram um pequeno tumulto na porta da Agência porque não havia mais fichas para serem distribuídas. Funcionários da AGHU explicaram que novas senhas só serão entregues a partir da próxima quarta-feira e a insatisfação foi controlada.

Documentação

Para a inscrição, os documentos essenciais são RG, CPF e os comprovantes de renda e residência. Já para a entrevista, é indispensável a apresentação de certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho, extrato bancário atualizado, documento de veículo (se possuir), os três últimos comprovantes de água, luz, telefone ou plano de saúde, as três últimas faturas pagas de cartões de crédito, os três últimos pagamentos de compromissos financeiros como empréstimos, crediários ou financiamentos etc, declaração de imposto de renda e o comprovante de inscrição no PAR.

O PM Josias Silva do Nascimento não cabia em si de tanta felicidade depois que assinou sua ficha de inscrição. “Eu sou soldado da Polícia Militar e tenho um salário pequeno, que só dá mesmo para atender as necessidades mais essenciais. Jamais poderia fazer o financiamento de um apartamento. Estou muito feliz agora. Minha esposa e meus filhos finalmente vão poder morar numa casa nossa de verdade”, comemorou ele.

Requisitos

Para poder fazer a inscrição, é necessário preencher alguns requisitos: ter renda mensal entre R$ 1 mil e R$ 1,8 mil, não possuir imóvel registrado no nome do servidor e ser funcionário efetivo.

O contrato será de 15 anos, com prestações que podem variar entre R$ 141,00 e R$ 170,00. Depois de cinco anos, o servidor já poderá liquidar o imóvel.

E já estão disponíveis quatro unidades: Antônio Coutinho (Ouro Preto) com 320 apartamentos, Iracema (Serraria) com 240 unidades, Ernesto Maranhão (Graciliano Ramos) com 496 casas e Mendonça Uchoa (Tabuleiro dos Martins – próximo a Feirinha do Tabuleiro) com 80 apartamentos.

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