Taleban prorroga até segunda prazo para executar jornalista

APJornalista Daniele Mastrogiacomo aparece em vídeo divulgado pelo "La Repubblica"

Jornalista Daniele Mastrogiacomo aparece em vídeo divulgado pelo "La Repubblica"

O Taleban prorrogou até segunda-feira o prazo previsto para a execução do jornalista italiano Daniele Mastrogiacomo, 52, que trabalha desde 1980 para o jornal "La Reppublica", seqüestrado na semana passada no Afeganistão.

A agência de notícias Reuters afirma que a decisão tem como objetivo dar mais tempo ao governo italiano para responder às demandas do Taleban,que pede as retiradas das tropas italianas do país.

"Estamos ampliando o prazo por três dias a partir de sexta-feira", disse à Reuters o mulá Hayatullah Khan, porta-voz do Taleban. "Vamos esperar uma resposta às nossas exigências", disse Khan por um telefone via satélite a partir de um local não identificado.

Nesta sexta-feira, o motorista afegão Sayed Agha, seqüestrado ao lado do jornalista, foi executado, considerado culpado de espionagem. Além do motorista, foi seqüestrado com o jornalista italiano um intérprete afegão.

Mastrogiacomo foi seqüestrado na Província de Helmand (sul). De acordo a milícia Taleban [grupo extremista islâmico deposto por uma coalizão liderada pelos EUA no final de 2001, que controlava mais de 90% do Afeganistão], a quem se atribui o seqüestro, ele confessou ter servido de espião para as tropas britânicas destacadas no país.

O jornal "La Repubblica" negou que Mastrogiacomo seja um espião. Ele estava no Afeganistão desde 28 de fevereiro.

Fonte: Folha

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos