Alunos do Cefet de Marechal Deodoro doam sangue

Incentivar a solidariedade e a responsabilidade social entre os alunos matriculados nos cursos de Turismo, Hotelaria e Gestão Ambiental. Com esse propósito, a direção da Unidade Marechal Deodoro do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), realiza, durante todo o dia de hoje, atividades de conscientização, visando coletar sangue de 80 alunos, que participam do Projeto Doador do Futuro, idealizado pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal).

Pioneiro entre os hemocentros brasileiros, o Doador do Futuro visa conscientizar os estudantes de escolas públicas e privadas sobre a necessidade do ato voluntário da doação de sangue e medula óssea. Uma iniciativa que tem como propósito realizar palestras de conscientização com a comunidade escolar, a exemplo da que foi ministrada pela assistente social Elisabete Leão, no dia 15 de março, para os alunos e professores do Cefet de Marechal Deodoro, a fim de minimizar dúvidas sobre a doação de sangue.

De acordo com a coordenadora geral do Hemoal, médica hemoterapeuta Izaura Alves Pinto, a conscientização dos estudantes do Cefet de Marechal Deodoro, que estarão doando sangue nesta terça-feira, comprova a eficácia do Projeto Doador do Futuro, que tem como mola mestra a conscientização e formação de doadores de sangue e medula óssea responsáveis. “O Doador do Futuro é uma iniciativa de sucesso do Hemoal e que vem surtindo efeito positivo, uma vez que estamos conscientizando as futuras gerações sobre o ato solidário da doação de sangue. Isso porque, mesmo que alguns estudantes assistidos pelo Projeto não possam doar, eles agem como agentes multiplicadores, conscientizando seus amigos e familiares”, observa a coordenadora geral do Hemoal,

Doação – E paralelamente às coletas externas, o Hemoal – cuja sede está localizada no bairro do Trapiche, próximo a Unidade de Emergência Dr. Armando Lages – funciona de segunda a sexta, das 7 às 18 horas e aos sábados, de 8 horas ao meio dia. Para se candidatar à doação é necessário que além de boa saúde o candidato tenha idade superior a 18 anos, 50 kg e esteja portando um documento de identificação com foto. Além destes pré-requisitos, o voluntário também não pode ter contraído doença de chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. É indispensável, ainda, que ele compareça ao Hemoal bem alimentado e em se tratando das gestantes e lactantes não é permitida a doação.

Fonte: Josenildo Törres

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos