Ministério do Trabalho implanta ouvidorias regionais

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) está implantando, em todas as suas regionais, um serviço de Ouvidoria que irá dialogar com a Ouvidoria-Geral, em Brasília. Cada Delegacia Regional do Trabalho (DRT) já possui um servidor efetivo capacitado sobre os conceitos de Ouvidoria. Em Alagoas, esse representante receberá o público para avaliar suas reclamações, elogios e sugestões e encaminhá-las à Ouvidoria-Geral.

Dentre as funções do representante da Ouvidoria, está a de acompanhar as demandas encaminhadas para o MTE, além de orientar os usuários sobre o preenchimento da sugestão ou reclamação, seja através da Internet ou pelo formulário que está em fase de implantação e ficará disponível nas caixas de sugestão da DRT.

O sistema de Ouvidoria acelera e simplifica a comunicação entre público e instituição. O cidadão registra sua denúncia, reclamação, crítica, sugestão ou elogio sobre os serviços prestados pelo MTE e a Ouvidoria recebe o registro, encaminhando-o para o setor responsável, e passa a monitorar a tomada de providências e resposta final ao usuário. De acordo com as deficiências expostas através da manifestação do público, a Ouvidoria também se encarrega de propor soluções e melhorias, elaborando relatórios que são enviados aos setores do MTE.

O trabalho da Ouvidoria estreita, de forma saudável, a ligação do MTE com seus usuários, assegurando o compromisso da instituição com a qualidade do serviço prestado e a excelência no atendimento ao público.

A implantação do sistema aconteceu no dia 20 de dezembro do ano passado e substituiu o contato por e-mail por um processo mais rápido e seguro, onde o cidadão envia suas sugestões, reclamações e denúncias diretamente de um atalho no site do MTE (www.mte.gov.br/ouvidoria).

Fonte: DRT

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