Hemoal cadastra doadores de medula óssea neste sábado

Incentivar e praticar a solidariedade. Ações que marcam o cotidiano do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e que serão realizadas neste sábado, 24, na Escola Fernandes Lima, no Sítio São Jorge, quando o órgão estará captando novos doadores de Medula Óssea. A captação de doadores de Medula Óssea –que é um tecido líquido contido no interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por “tutano” – acontece das 08 às 17h e faz parte do Projeto Movimento Solidário.

Para se candidatar à doação de Medula Óssea, o doador será cadastrado pela equipe multidisciplinar do Hemoal, sendo exigido, apenas, que sua saúde esteja em perfeito estado e tenha 18 anos de idade. Em seguida, é feito um exame para saber a compatibilidade e, após o resultado obtido, os dados são remetidos para Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), no Rio de Janeiro. Caso se encontre um doador compatível com o paciente que necessite do transplante ele é convocado e por meio de um pequeno procedimento cirúrgico nos ossos da bacia – realizado em aproximadamente 90 minutos – é aspirada à Medula Óssea, sem causar comprometimento à saúde do doador.

Após se submeter a um tratamento que destrói a própria medula, o paciente vítima das doenças do sangue – conhecidas como hematológicas –, a exemplo da Anemia Aplástica Grave, alguns tipos de leucemias, Mieloma Múltiplo e Linfomas, recebe a Medula sadia como se fosse uma transfusão de sangue. Essa nova Medula é rica em células chamadas progenitoras, que, após mergulharem na corrente sangüínea, circularão e irão se alojar na Medula Óssea, onde se desenvolverão.

No Hemoal

Mas além da captação de doadores de Medula Óssea que ocorre neste sábado, os interessados podem comparecer à sede do Hemoal, localizada no bairro do Trapiche, em prédio anexo à Unidade de Emergência Dr. Armando Lages. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas e informações podem ser obtidas por meio do telefone 3315 2106 ou do e-mail hemoal@saude.al.gov.br

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos