Cefet-AL realizará vestibular para Hotelaria a distância em Maragogi

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas e a Universidade Federal de Alagoas realizarão, em abril, o vestibular unificado para cursos superiores normal tecnológico no município de Maragogi, a 150 quilômetros de Maceió. O Cefet-AL ofertará 50 vagas para o curso de Hotelaria que será ministrado, gratuitamente, por meio do programa Universidade Aberta com ensino a distância.

O edital para o processo seletivo deve ser anunciado até o final deste mês. Cerca de 20 professores da Unidade Descentralizada de Marechal Deodoro participam de um treinamento da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que se prolongará até maio como capacitação profissional para o ensino on-line que será implantado a partir de junho deste ano.

O coordenador do UAB no Cefet-AL, Ednaldo Farias, disse que o curso de Hotelaria do Cefet-AL é o único do Brasil a ser ministrado a distância e, por isso, tem sido requisitado por vários municípios, principalmente do Nordeste.

Além de Maragogi, o Cefet-AL deverá ofertar este curso nos municípios de São João da Mata, na Costa de Sauípe na Bahia e Esperantina, no Piauí. Além disso, o Núcleo de Educação a Distância da instituição federal de ensino planeja a criação de mais dois cursos de licenciatura a distância, provavelmente em Mararogi, que seriam o de Biologia e Letras. “Estamos em contato com a Coordenadoria de Códigos e Linguagens para traçarmos todo o currículo dos cursos e encaminharmos o projeto para o Ministério da Educação. A proposta é de que, no segundo semestre de 2008, os cursos sejam implantados”, explicou Ednaldo Farias.

Em Maragogi, o curso de Hotelaria funcionará em uma escola cedida pela prefeitura. O curso será ministrado com 70% das aulas a distância e 30% presencial e, segundo o coordenador, neste último caso, o aluno terá a obrigatoriedade de assistir às aulas no pólo indicado. O que é Universidade Aberta do Brasil?

É o nome dado ao projeto criado pelo Ministério da Educação, em 2005, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação para a articulação e integração experimental de um sistema nacional de educação superior que é formado por instituições públicas que levarão ensino de qualidade aos municípios que ainda não têm oferta de cursos ou eles são insuficientes para atender a todos os cidadãos.

Pelo sistema, uma ou mais instituições de ensino ofertarão cursos de educação a distância para atendimento dos estudantes nos pólos municipais com apoio presencial. O pólo de apoio presencial é um espaço físico para execução descentralizada de algumas das funções didático-administrativas e deverá ser constituído de laboratórios de ensino e pesquisa, laboratórios de informática, biblioteca e recursos tecnológicos.

Qualquer cidadão que concluiu a educação básica foi aprovado no processo seletivo e atenda aos requisitos exigidos pela instituição de ensino poderá estudar na Universidade Aberta do Brasil.

O curso de Hotelaria é fruto de um convênio assinado entre o prefeito de Maragogi, Marcos Madeira e o diretor-geral do Cefet-AL, Roland Gonçalves no ano passado. Para Madeira, o curso irá beneficiar a mão-de-obra local que passará a ter qualificação para trabalhar na rede hoteleira local. “A maioria dos nossos estudantes se deslocava, antes aos municípios pernambucanos vizinhos para estudar nos cursos superiores. Agora, com a instalação do pólo presencial teremos a oportunidade de termos mão-de-obra local capacitada”, declarou Madeira.

Assessoria

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos