Ano letivo de 2007 começa dia 09 de abril

O secretário de Estado da Educação e do Esporte, Fábio Farias, se reúne na próxima segunda-feira, dia 2, com os coordenadores regionais de ensino para definir as condições de funcionamento das escolas da rede estadual para o início do ano letivo de 2007, que começa no dia 9 de abril.

Quanto à conclusão do ano letivo de 2006, o secretário informa que algumas unidades já estão repondo as aulas, mas que a totalidade das escolas começará a fazer essa reposição a partir do dia 2.

É aguardada para esta amanhã ou sexta-feira, a publicação, no Diário Oficial, de uma Resolução do Conselho Estadual de Educação, que considera concluído o ano letivo de 2006 nas escolas que atingiram 75% da carga horária, do total das 800 horas/aula definidas pela Matriz Curricular. Com a resolução, será publicada uma portaria do secretário Fábio Farias solicitando providências e o levantamento das escolas que estão nessa condição.

Na reunião da próxima segunda-feira serão discutidas a efetivação dessas medidas e a agenda da Jornada Pedagógica, que é realizada anualmente e antecede a abertura o ano letivo. Trata-se de uma agenda de trabalho, planejamento e estudo; uma forma de organizar o calendário escolar e aprofundar as discussões sobre a prática pedagógica.

“É necessário prepararmos o ambiente físico para receber os alunos e promover, por exemplo, uma aula inaugural com uma programação voltada para os estudantes”, considera o coordenador de Educação, Neilton Nunes. Segundo ele, a Jornada Pedagógica também serve para que as escolas organizem as turmas de alunos novos e a carga horária dos professores.

Excedentes – Quanto à situação de alunos excedentes, aqueles que não conseguiram se matricular, está sendo feito um mapeamento. De acordo com o secretário Fábio Farias, esses jovens serão remanejados para escolas onde as vagas não foram totalmente preenchidas, a exemplo das que estão localizadas no Centro Educacional de Estudo e Pesquisa Aplicada (Cepa).

“Contamos com a mediação do Ministério Público Estadual para garantir o acesso desses estudantes à rede pública, viabilizando um regime de parceria com os municípios, sobretudo com o de Maceió, onde há bairros com um expressivo número de alunos que não conseguiram fazer a matrícula, sobretudo nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a exemplo do Benedito Bentes e do Jacintinho", analisa o secretário Fábio Farias.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos