Sindicato se pronuncia sobre suspensão do programa de Edécio Lopes

Nota à sociedade

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão no Estado de Alagoas (Sindicato dos Radialistas) repudia os fatos adotados pela direção do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), na última segunda-feira, quando suspendeu o programa Manhãs Brasileiras, que estava sendo realizado ao vivo pelo Radialista Edécio Lopes, programa este veiculado na Rádio Educativa FM.

No momento, Edécio Lopes entrevistava o cientista político e professor universitário, Eduardo Magalhães. A alegação da direção do IZP, é que Edécio já tinha sido comunicado que o programa Manhãs Brasileiras teria que ser gravado, e que Edécio, estava desobedecendo ordens superiores.

A atitude impensada cometida pela direção do IZP, levou a um clima de descontentamento nos ouvintes do programa, na categoria dos radialistas e da população em geral. Não estamos aqui entrando no mérito da legalidade do radialista Edécio Lopes está fazendo o programa Manhãs Brasileiras na Rádio Educativa FM, uma vez que, apesar de prestar serviços a Rádio Difusora por décadas, ele não é servidor do IZP. Mas sim, a forma abrupta e sem relevar que a história de Edécio Lopes, é a história do RÁDIO ALAGOANO.

O Sindicato sempre fez e continuará realizando gestões para que a diretoria do Instituto Zumbi dos Palmares, trabalhe com afinco para corrigir os sérios problemas que existem naquele órgão como: A contratação dos radialistas concursados e que ainda não foram chamados, a correção dos desvios de funções, e caso seja necessário à contratação de mais servidores, com a realização de outro concurso público, evitando assim, o trabalho terceirizado.

Não queremos acreditar que a direção do IZP, esteja realizando censura em sua programação. A concessão é pública, o IZP é do povo, então a programação tem que ser aberta a todos os segmentos da sociedade para que externem suas opiniões. O rádio em Alagoas, mesmo na ditadura, sempre primou pela informação de qualidade, e exerceu a função de um instrumento de comunicação livre e democrático a serviço da população. Um governo democrático tem que aceitar as críticas mesmo quando estas, não esteja lhe agradando.

O Sindicato já está na luta desde terça-feira, para que esse problema seja contornado. Já sugerimos a assessoria do IZP, que encontre um meio legal para que o Radialista Edécio Lopes, em respeito a ele, e a história do Rádio Alagoano, seja integrado aos quadros funcionais do Instituto Zumbi dos Palmares, e que, como o programa Manhãs Brasileiras, outros programas chamados terceirizados, sejam realizados contratos com fé pública para o conhecimento da sociedade, tornado assim as decisões mais transparentes.

A empresa pública ou privada que dispõe, em seu quadro de funcionários, de alguém com um currículo rico como o de Edécio Lopes, têm a sua disposição um profissional rico em experiência e amor à profissão.

Sindicato dos Radialistas de Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos