Evento define ações para reduzir acidentes no trânsito envolvendo jovens

Buscando traçar um plano de trabalho a longo prazo, que garanta a redução no número de acidentes de trânsito envolvendo jovens, o Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) reuniu, na manhã desta terça-feira, 24, representantes de vários órgãos do município de Maceió e do governo de Alagoas.

Segundo estatísticas oficiais, na grande maioria de acidentes em todo o mundo, no Brasil e no Estado, tem a participação de adolescentes e jovens adultos. “O Jovem e o Trânsito” é o tema da campanha da Semana Nacional do Trânsito, estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para 2007, dentro das diretrizes internacionais da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

No Brasil, a campanha também está sendo lançada pelo Ministério da Saúde, que está orientando os estados a realizarem atividades voltadas ao tema. A proposta apresentada pelo Detran, por Walquíria Amorim, da coordenadoria de Educação Para o Trânsito e Formação de Condutores, prevê o fortalecimento de uma política nacional de trânsito; um programa de educação para o trânsito na rede de ensino, com enfoque específico para os usuários do sistema trânsito, e campanhas educativas direcionadas para os jovens.

Além do Detran-AL, estiveram representados no encontro as secretaria estadual e municipal de Saúde, Secretaria de Educação de Maceió, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Maceió (SMTT) e Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).

Estes órgãos envolvidos serão transformados em um grupo tarefa, que irá definir um plano a ser desenvolvido a longo prazo. Para isso, uma nova reunião ficou agendada para o próximo dia 4 de maio, na Secretaria Estadual de Saúde, quando será consolidada a distribuição das atividades e a formatação de um cronograma de trabalho permanente.

As reuniões sobre o tema estão sendo coordenadas pelo diretor-adjunto do Detran-AL, Francisco Carvalho.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos