Programa Novos Brasis contempla ONG alagoana

Depois de um mês e meio de análises de uma comissão de especialistas, o Oi Futuro divulga as 10 organizações contempladas pela edição 2007 do programa Novos Brasis, que apóia iniciativas inovadoras de transformação social através da tecnologia. O montante destinado neste ano será de R$ 1,8 milhão. Em Alagoas, a beneficiada foi a ONG Saudáveis Subversivos, com o projeto Olhar Circular. O projeto, em Marechal Deodoro, vai oferecer um laboratório itinerante de produção multimídia em um trailer. O objetivo é promover a inclusão digital e a capacitação de jovens para o mercado de trabalho.

Além de Alagoas, outros sete estados formam contemplados pelo Novos Brasis neste ano: Rede Ribeirinha de Comunicação, da ONG Mamirauá ( Amazônia); Jogos Educativos para Informática, do Instituto Certi Amazônia Expresso Digital, do Instituto de Ecocidadania Juriti (Ceará); Fabriqueta de Software, do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (Minas Gerais); A Bagagem das Mulheres da Floresta, do Conselho Nacional dos Seringueiros (Pará); iTEIA , do Instituto InterCidadania (Pernambuco); Portal Moda Brasil, do Inbracultmode (Instituto Brasileiro de Cultura, Moda e Design) e Oficina Legal, da ONG Projeto Legal (Rio de Janeiro) e Da Floresta para a Cidade, da Cidade para o Mundo – da Hutukara Associação Yanomami (Roraima).

Os projetos selecionados têm como foco principal o desenvolvimento de soluções sociais em comunidades vulneráveis, beneficiando crianças e jovens. As iniciativas também poderão ser replicadas em outras localidades. Desde 2004, o programa Novos Brasis já investiu cerca de R$ 4 milhões, beneficiando mais de 30 mil pessoas através dos mais de 50 projetos que já se tornaram realidade. "Por meio do programa, o Oi Futuro busca contribuir para fazer a diferença na vida de milhares de pessoas que passam a ter acesso ao conhecimento de forma mais rápida e autônoma", diz Samara Werner, diretora de projetos do instituto. "A construção de tecnologias sociais é uma das metas. Educação à distância, produção de software, o uso social do celular e a formação e fortalecimento de redes de conhecimento são exemplos de projetos apoiados", completa.

O edital foi aberto a organizações do Terceiro Setor e a outras instituições sem fins lucrativos. Após a seleção, o Oi Futuro acompanha a implantação de cada iniciativa, através do auxílio na gestão e na avaliação do impacto das atividades. Por apostar no desenvolvimento de soluções sociais, o Novos Brasis dispõe, ainda, de uma rede virtual de relacionamento, que promove a troca de experiência entre os parceiros. "Além disto, também realizamos um encontro anual onde os integrantes de todas as organizações se conhecem pessoalmente e iniciam conversas para parcerias concretas", lembra a diretora.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos