Pira do Pan acesa em Maceió será a primeira do Brasil a usar gás natural

Entre todas as cidades por onde a Tocha Pan-americana passou, Maceió terá um diferencial: a cor da chama, que será azul. Isso acontecerá porque o gás natural servirá como energético para acender a Pira do Pan.

A idéia acabou por homenagear a tão falada cor do mar da capital alagoana, fazendo jus a famosa composição de Carlos Moura, que diz: “mergulhar, no azul piscina, no mar de Pajuçara…”.

Será a primeira vez no Brasil, que a Pira Pan-Americana será à gás natural. “Ficamos muito felizes em poder participar deste evento e ainda mais manter acesa a chama do espírito olímpico com o gás natural”, diz Gerson Fonseca, presidente da Algás, distribuidora alagoana de gás natural. Fonseca explicou que a cor azul será possível, graças a composição química do gás natural, que produz a chama azulada.

A tocha chega ao Aeroporto Zumbi dos Palmares, às 9h e será recebida por autoridades, representantes de federações esportivas, atletas e grupos folclóricos.

Logo em seguida, será levada, em um caminhão do Corpo de Bombeiros, para o Centro de Ensino e Pesquisas Aplicadas (Cepa) de onde sai em revezamento por ruas e avenidas da cidade, de mão em mão. Artur Mergulhão, engenheiro da Algás, será um dos 60 condutores que levarão a Tocha Pan-americana até a Pira erguida na Praça Multieventos, na Pajuçara.

Peregrinação e festividades

Após a chegada no Cepa, o percuso da Tocha será: Avenida Moreira e Silva, Rua Cincinato Pinto, Rua Barão de Penedo, Rua Pedro Monteiro, Rua Vieira Perdigão, Avenida Siqueira Campos, Avenida Senador Rui Palmeira, Avenida Assis Chateaubriand, Avenida Duque de Caxias, Avenida Cícero Toledo.

No bairro histórico de Jaraguá, em frente à Associação Comercial, está prevista uma solenidade de 15 minutos, com participação do prefeito Cícero Almeida e do grupo de Afoxé Odoiyá. O revezamento continua pela Rua Sá e Albuquerque, Avenida Comendador Leão, Avenida Dona Constança, Avenida Álvaro Calheiros, Rua Vereador João Vieira Chagas, Avenida João Davino, Avenida Gustavo Paiva, Rua João Canuto da Silva, Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, Rua Padre Luis Américo Galvão, Avenida Roberto Mascarenhas de Brito, Avenida João Davino, Avenida Álvaro Otacílio, Avenida Sílvio Viana.

Em frente ao Alagoas Iate Clube – Mirante da Ponta Verde, o condutor acenderá uma pira, em formato de um jangadeiro, criada especialmente para o evento pela artista plástica Marta Arruda. A pira será transportada em jangada por cerca de 400m, acompanhada por uma frota de 10 outras jangadas.

O ponto culminante da festa será o acender da Pira de 4 metros de altura e seis torres com figuras vivas representativas do folclore alagoano, além da apresentação do balé Sururu de Capote, liderado pela bailarina Karina Padilha, com coreografia especialmente criada para o evento. Haverá ainda uma grande queima de fogos e show do maestro Almir Medeiros.

A Tocha Pan-americana vem percorrendo o Brasil desde o dia 5 de junho e passará, ao todo, por 42 cidades, número equivalente ao de países que disputam os jogos Pan-americanos, na cidade do Rio de Janeiro, que tên início dia 13 de julho, na capital carioca.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos