A doce e energética cana-de-açúcar

A cana-de-açúcar foi plantada no Brasil pelos colonizadores portugueses, que a trouxeram da Guiana Francesa Caiena, daí a denominação dada a mais doce de todas as canas, a cana caiana.

O nosso solo, rico em massapê, fez florescer a cultura da cana e com ela o surgimento dos engenhos de açúcar, que foram implantados na capitania de Pernambuco, da qual Alagoas fazia parte.

Os engenhos fabricavam o famoso açúcar bruto, tipo mascavo, além do melaço, da rapadura e a famosa caninha, fabricada nos alambiques.

Com a evolução, os nossos engenhos cederam lugar as usinas e as destilarias, que passaram a fabricar o açúcar cristal e posteriormente o álcool combustível, conhecido como etanol.

O etanol fabricado no Brasil, vem despertando o interesse mundial, pois além de ser uma fonte de energia renovável, oriunda da cana-de-açúcar, não é poluente, deixando, portanto, em desvantagem o petróleo e seus derivados, caros, esgotáveis e poluentes.

O Brasil, dotado de excelente tecnologia e de uma imensidão de terras cultiváveis, tem condições de abastecer o mundo com o etanol, gerando empregos e divisas para a nossa economia, sem prejuízo do cultivo das demais plantações, pois, dispomos dos mais variados tipos de solo e somos um país continente.

Aqueles que combatem tais projetos, o fazem por inveja, ambição ou interesses pessoais, pois não vêem com bons olhos a nossa expansão mundial, economicamente falando.

O etanol será, sem sombra de dúvida, a redenção econômica do Brasil.

Veja Mais

Cuidado com a dengue!

Com o verão, o receio de outra epidemia da dengue voltou a inquietar a mente de autoridades sanitárias e do...

A vez agora é dos gatos

A cachorrada ainda toma conta dos lares brasileiros! Hoje os cães de estimação compõem uma população de aproximadamente 67,8 milhões...

Deixe um comentário

Vídeos