Prefeitura vai recuperar área do lixão

Enquanto aguarda decisão judicial para implantar o aterro sanitário da capital, técnicos da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) iniciam, na próxima semana, ações que visam recuperar a área do lixão, localizada, desde 1967, no bairro de Cruz das Almas. Por determinação do Ministério Público Federal, o local deverá estar totalmente recuperado em março do próximo ano.

Conforme explicou o superintendente da Slum, Lauriano Omena, serão implantadas medidas de recuperação para que sejam minimizados os impactos ambientais, controlar os novos impactos potenciais e garantir condições técnicas para que a unidade e região do entorno possam se transformar num parque sócio-ambiental, como ficou definido anteriormente.

Na prática, o assessor técnico da Slum, Álder Flores, explica que serão traçados vários tipos de ações, tais como: diminuição de risco de instabilidade de taludes e proliferação de vetores; iniciação do processo de implantação da estrutura de engenha-ria, como por exemplo, sistema de drenagem das águas pluviais, reconfiguração do maciço atual e análise do sistema de onde se encontra a pluma de chorume para que se possa fazer a captação do líquido e carga de metais.

Também será feito um processo de investigação geoambiental da área e entorno, observando os seguintes aspectos: contaminação, geologia, hidrologia e caminhos preferenciais de pluma para identificar o monitoramento de antes e depois do lixão. Além disso, serão verificadas a qualidade da água da região, a recomposição vegetal e a previsão do uso futuro da área.

Para que fosse possível definir a execução dessas ações, a Slum realizou um diagnóstico. A conclusão desse estudo já foi encaminhada ao Ministério Público Federal e à Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma). Quando as ações forem concluídas, a população ganhará uma área de lazer, com centro de treinamento e capacitação de trabalhadores.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos