Tudo pronto para a chegada da tocha do Pan em Maceió; veja o roteiro

A capital alagoana está com tudo pronto para receber a tocha dos jogos Pan-Americanos que, pela primeira vez, terá a chama azul, por causa do gás natural que será usado nas piras em Maceió.

Desde a última semana, grupos ensaiam o que vão apresentar durante o trajeto que a chama pan-americana irá fazer em Maceió. A tocha já passou por 11 cidades e depois ainda vai percorrer outras 20, para representar os 42 países das três américas.

Pela manhã, os organizadores ensaiaram o percurso que a chama irá fazer em uma jangada, que vai percorrer cerca de 400 metros pela praia.

Nesta noite, será o último ensaio geral, quando os organizadores repassarão o final do percurso feito com a tocha, que acenderá a pira principal de Maceió, colocada na praça Multieventos, na Pajuçara.

Roteiro

A chama Pan-Americana deverá chegar em Alagoas por volta das 10h, quando será recebida por autoridades, representantes das federações esportivas e grupos folclóricos, no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.

Depois, a chama será levada, em um caminhão do Corpo de Bombeiros, para o Cepa, onde vai começar o revezamento de atletas por ruas e avenidas da cidade, de mão em mão.

Após a chegada no Cepa, por volta das 12h, o percuso da Tocha será: Avenida Moreira e Silva, Rua Cincinato Pinto, Rua Barão de Penedo, Rua Pedro Monteiro, Rua Vieira Perdigão, Avenida Siqueira Campos, Avenida Senador Rui Palmeira, Avenida Assis Chateaubriand, Avenida Duque de Caxias, Avenida Cícero Toledo.

No bairro histórico de Jaraguá, em frente à Associação Comercial, às 14h30, será apresentado números relacionados à cultura de Barbados, que Maceió representa. Às 15h, no mesmo local, haverá uma cerimônia de 15 minutos, com a participação do prefeito Cícero Almeida e outras autoridades.

O revezamento continua pela Rua Sá e Albuquerque, Avenida Comendador Leão, Avenida Dona Constança, Avenida Álvaro Calheiros, Rua Vereador João Vieira Chagas, Avenida João Davino, Avenida Gustavo Paiva, Rua João Canuto da Silva, Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, Rua Padre Luis Américo Galvão, Avenida Roberto Mascarenhas de Brito, Avenida João Davino, Avenida Álvaro Otacílio, Avenida Sílvio Viana.

Em frente ao Alagoas Iate Clube – Mirante da Ponta Verde, por volta das 17h, o condutor acenderá uma pira, em formato de um jangadeiro, criada especialmente para o evento pela artista plástica Marta Arruda. A pira será transportada em jangada por cerca de 400m, acompanhada por uma frota de 10 outras jangadas.

O ponto culminante da festa será às 18h, no acender da Pira de quatro metros de altura e seis torres com figuras vivas representativas do folclore alagoano, além da apresentação do balé Sururu de Capote, liderado pela bailarina Karina Padilha, com coreografia especialmente criada para o evento. Haverá ainda uma grande queima de fogos e show do maestro Almir Medeiros.

O destino final da chama é a cidade do Rio de Janeiro. Ela deverá acender a pira do Pan na cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos, no dia 13 de julho no Maracanã. A competição reunirá 5.540 atletas em 35 esportes de 42 países das três américas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos