Sapucaia é eleito presidente do TRE-AL para o biênio 2007/2009

O desembargador Antonio Sapucaia foi mantido na presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL). Ele foi eleito nesta terça-feira (19), com a unanimidade dos votos pelo plenário para exercer, no biênio 2007-2009, o cargo que já vinha ocupando desde maio, quando, na condição de vice-presidente, passou a ser o titular, sucedendo ao desembargador e então presidente José Fernando Lima Souza, que antecipou o término da sua gestão de dois anos iniciada em junho de 2005.

A posse do novo presidente ocorreu logo depois da votação, juntamente com a do desembargador Estácio Gama, cuja eleição para as atribuições que já exercia, realizou-se com a do titular. O desembargador Sapucaia é alagoano da cidade do Pilar, onde fez os cursos primário e ginasial. Iniciou e concluiu o curso médio na Escola Técnica Dom Jonas Batinga em Penedo e o de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito de Alagoas. É também jornalista (foi repórter, redator e editor do jornal Gazeta de Alagoas).

É escritor (produziu seis livros de temas jurídicos, uma plaqueta e um ensaio biográfico sobre o seu conterrâneo, jornalista e ex-governador Costa Rego). Atuou na fiscalização da Fazenda Estadual, inicialmente como fiscal auxiliar. Foi diretor de administração, chefe de gabinete e secretário da então Secretaria do Interior e Governo, depois Secretaria de Administração e dos Negócios Municipais e atual Secretaria de Estado da Administração e Recursos Humanos.

Logo após foi aprovado no concurso para juiz de Direito, nomeado em 1971, tendo exercido as atividades de magistrado nas comarcas de Água Branca, Colônia Leopoldina, Viçosa, Atalaia e na 2ª Vara da Fazenda Municipal da comarca de Maceió. É desembargador do Tribunal de Justiça desde 2003, filiado ao Sindicato dos Jornalistas, sócio de várias entidades do jornalismo, jurídicas e da área literária, entre as quais destacam-se o Instituto Histórico e a Academia de Letras de Alagoas. E tem várias comendas.

Fonte: TRE-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos