Ambulatório Assis Chateaubriand reabre nesta quinta com médicos militares

Doze médicos do Corpo de Bombeiros e outros 12 da Polícia Militar de Alagoas começarão a atender, a partir desta quinta-feira, no Ambulatório 24 Horas Assis Chateaubriand, no Tabuleiro do Martins.

O objetivo é manter o atendimento à população, prejudicado em decorrência da greve dos médicos da rede estadual de saúde. A medida foi acertada numa reunião realizada nesta quarta-feira, na sede da Secretaria de Saúde, com representantes das duas instituições militares e que teve por finalidade discutir estratégias visando minimizar os efeitos da paralisação da categoria.

Segundo a coordenadora de Gestão e Políticas Públicas de Saúde, Sylvana Medeiros, o Ambulatório Assis Chateaubriand voltará a funcionar diariamente, das 7h às 19h, com atendimento ambulatorial de urgência. Já o Ambulatório 24 Horas Noélia Lessa continua funcionando normalmente.

Ela informou também que a Secretaria da Saúde convocará, através do Diário Oficial desta quinta-feira, todos os médicos que estão em estágio probatório para que voltem ao trabalho, sob pena de sanções administrativas cabíveis. O objetivo da SES é fazer com que o Ambulatório Dr. João Fireman, no Jacintinho, também retome o atendimento à população.

Nas unidades de emergência Dr. Armando Lages, em Maceió, e Dr. Daniel Houly, em Arapiraca, o atendimento é normal, pois não houve adesão de médicos à greve. O mesmo ocorre no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), tanto na capital como em Arapiraca, como também na Maternidade Escola Santa Mônica.

De acordo com a coordenadora, é importante que a população só procure as unidades de emergência em casos de extrema necessidade. Quem necessitar de atendimento ambulatorial deve procurar os postos de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde.

Casos

Sylvana Medeiros recomendou que a população só deve procurar as unidades de emergência nas ocorrências de traumas, atropelamentos, queimaduras, enfartos, hemorragias e acidentes em geral. Já os ambulatórios 24 horas devem ser procurados nas situações de fortes dores de cabeça, febre persistente, vômitos freqüentes que podem levar à desidratação, diarréia, crise hipertensiva e crise asmática.

Os casos mais simples, como alergias, problemas de pele e gástricos, pacientes diabéticos ou hipertensos controlados (que tomam medicações regularmente), entre outros, serão atendidos nos postos de saúde do município.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos