Casagrande é novo relator do caso Renan

Agência SenadoRenato Casagrande diz que conselho aceitou indicação para que processo não fique parado

Renato Casagrande diz que conselho aceitou indicação para que processo não fique parado

O senador Renato Casagrande (PSB-ES) aceitou nesta quinta-feira o convite para assumir a relatoria do processo contra Renan Calheiros (PMDB-AL) no Conselho de Ética do Senado. Casagrande passou a manhã reunido com líderes de seu partido e da base aliada do governo para discutir o assunto.

No entanto, o senador ainda não se reuniu com o novo presidente do Conselho de Ética, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), para tratar da questão. Quintanilha assumiu a presidência do conselho em substituição ao senador Sibá Machado (PT-AC), que renunciou ao cargo anteontem, em meio ao impasse político para a escolha do relator no processo contra Renan.

A Folha Online apurou que o PSB não se mostrou favorável ao convite a Casagrande. O partido teme que o senador fique com o "sacrifício" de relatar o processo contra Renan, enquanto o PMDB na presidência do Conselho de Ética não terá ônus junto à opinião pública caso Renan seja absolvido sem a ampliação das investigações.

Casagrande quer ter liberdade para apurar as denúncias e não sofrer pressões –o que inclui ampliar o foco do processo contra o presidente do Senado.

O grupo pró-Renan defende que o Conselho de Ética apenas investigue as denúncias de que o senador usou recursos da empreiteira Mendes Júnior para pagar pensão e aluguel à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha.

A oposição, por outro lado, cobra investigações sobre toda a movimentação financeira do senador, o que inclui a venda de parte de seu rebanho em Alagoas. Renan é acusado de ter utilizado notas frias para justificar a venda de gado no Estado.

Diante do impasse, líderes governistas sugeriram que seja criada uma comissão de três senadores para a relatoria do processo contra Renan. O regimento do Senado permite que um processo seja relatado simultaneamente por três parlamentares que, nesse caso, passam a integrar uma subcomissão para o caso.

Reunião

Quintanilha vai se reunir na tarde de hoje com Casagrande para discutir a relatoria. O presidente do conselho fez ontem à noite o convite para o senador assumir o cargo, mas Casagrande havia pedido um tempo para "pensar" na proposta.

O presidente do conselho afirmou que já pediu um parecer jurídico sobre o processo contra Renan para determinar o rumo das investigações. Apesar de ser aliado do senador, Quintanilha disse que dará o aval para ampliar o foco das investigações, se isso for necessário.

"Eu sou a favor do esclarecimento dos fatos. Se para isso for necessário aprofundar as investigações, será feito."

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos