General Sá Rocha vai a Brasília em busca de recursos para os conselhos comunitários de segurança

O secretário de Defesa Social, general Edson Sá Rocha e o sub-comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, major Fernando Braga Pacheco estão em Brasília para tentar viabilizar recursos a fim de implantar os primeiros conselhos comunitários de segurança em Alagoas. Quando foi secretário de Segurança Pública da Bahia, Sá Rocha criou centenas de conselhos em todo o Estado e, com a ajuda da população, conseguiu minimizar os índices de violência naquela região.

A reunião acontece com representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça. De acordo com o secretário, o governo federal já garantiu a capacitação de mil pessoas aqui em Alagoas. “A idéia da Senasp é incentivar a criação de mais conselhos comunitários em todo o território nacional. São 27 mil vagas para o Brasil inteiro e Alagoas terá, até o final do ano, mil novos multiplicadores”, informou ele.

O primeiro conselho comunitário de segurança deverá ser instalado no bairro do Clima Bom. De acordo com Fernando Pacheco, a comunidade foi escolhida para receber o projeto piloto por conta de dois fatores: “Primeiro por ser bastante participativa e segundo, porque é uma área de índice elevado de criminalidade”, afirmou o militar.

De acordo com Sá Rocha, um conselho comunitário de segurança é o primeiro passo para a implantação da Polícia Comunitária. “Por meio dele nós conseguimos, de uma melhor forma, ouvir e entender os anseios da população, discutir as responsabilidades de cada órgão que compõem os Poderes Públicos e trabalhar em cima das possíveis soluções para melhorar a qualidade de vida de cada comunidade”, explicou o secretário.

Seminário Internacional

Fernando Braga Pacheco foi escolhido pela Secretaria de Defesa Social para coordenar o projeto de implantação dos conselhos comunitários de segurança em Alagoas porque já vem tentando interagir, de maneira mais direta, com os bairros que são de responsabilidade do 4º Batalhão, a exemplo do Clima Bom.
Há duas semanas ele participou do Seminário Panamericano de Polícia Comunitária que aconteceu na cidade de Goiânia e também levou a prefeita comunitária do Tabuleiro dos Martins Eliane Lima.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos