Prefeitura regulamenta passeios de jangada

A partir de agosto, o passeio de jangada até as piscinas naturais de Pajuçara terá novas regras. A lei que disciplina a atividade dos jangadeiros (Nº 5.598/07) já foi regulamentada e apresentada na última segunda-feira (16) aos pescadores filiados à Colônia Z-1, pelos membros do Conselho Gestor do Passeio de Jangadas.

O primeiro passo para o ordenamento da atividade é a realização de um curso de capacitação turística, na própria sede da colônia, que formará duas turmas de jangadeiros entre os dias 25 de julho e 1º de agosto. “O turista de hoje é exigente com a qualidade dos serviços. Maceió, por possuir vocação turística, tem que se adequar ao novo perfil dos visitantes para garantir a fonte de renda de milhares de famílias”, afirmou a secretária municipal de Promoção do Turismo Claudia Pessôa.

Segundo ela, a nova lei combina o turismo com o conceito de sustentabilidade. “O jangadeiro passa a perceber que o trabalho dele depende da preservação do meio ambiente e da melhoria na qualidade do atendimento”, disse. Entre as mudanças previstas na lei, está a criação de um box de vendas, unificação dos preços, criação de crachá, vistorias periódicas nas embarcações, e estabelecimento de ordem de saída para as jangadas.

Através destas medidas, a Prefeitura espera oferecer ordem e credibilidade ao trabalho dos jangadeiros que oferecem os passeios, contribuindo para o fortalecimento da atividade. “Com o ordenamento, poderemos divulgar melhor o passeio de jangada, intensificando o trabalho com os agentes receptivos e em eventos”, disse a secretária-adjunta da Semptur, Cláudia Paiva, durante a reunião que teve a participação do procurador do município Davi Ferreira da Guia, entre outras autoridades.

O Conselho Gestor do Passeio de Jangadas é formado pela Procuradoria Geral do Município, superintendências municipais de Transporte e Trânsito (SMTT), Controle do Convívio Urbano (SMCCU), Vigilância Sanitária, secretarias municipais de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) e de Promoção do Turismo (Semptur), Corpo de Bombeiros, Instituto do Meio Ambiente (IMA), Capitania dos Portos e Colônia Z-1.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos