Mulheres representam Alagoas em conferência nacional

Uma delegação composta por 58 mulheres alagoanas participa, a partir desta sexta-feira, da II Conferência Nacional de Políticas Públicas para Mulheres, em Brasília. O evento é promovido pela Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República, chefiada Ministra Nilcéa Freire. O tema central este ano é ‘Mulher, participação e poder’, com enfoque nas discussões sobre as políticas públicas para mulheres.

De Alagoas são 35 delegadas da sociedade civil, 17 dos governos municipais e seis do governo estadual. Para a abertura do evento, está prevista a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva.

A delegação alagoana apresentará um documento resultado das discussões e avaliações feitas durante as conferências municipais, regionais e a estadual, realizadas entre maio e junho deste ano em Alagoas. “Essa construção coletiva de propostas para a elaboração de políticas para as mulheres alagoanas se constitui em elemento fundamental para subsidiar as ações na II Conferencia Nacional onde será construído o Plano Nacional de Políticas para a Mulher”, afirmou a secretária da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Wedna Miranda, que acompanha a delegação junto com a superintendente da Mulher, Micheline Toledo e a presidenta do Conselho Estadual da Mulher (Cedim), Maria Aparecida Batista.

Para Micheline Toledo a ampliação da mulher nos espaços de poder deve ser trabalhada pelos partidos. “Esperamos que sejam oferecidas condições efetivas para que a mulher deixe de servir como laranja de partidos, que tenha direito a financiamento de campanha e dispute com igualdade as eleições” declarou.

As propostas de Alagoas foram retiradas a partir dos temas sobre análise da realidade brasileira nas áreas social, econômica, política, cultural e os desafios para a construção da igualdade, contextualizando o Estado de Alagoas; avaliação das ações e políticas desenvolvidas para as mulheres do Estado; participação das mulheres nos espaços de poder; e educação: desafio do Brasil neste milênio como prioridade para o desenvolvimento e inclusão social.

São propostas voltadas para as ações preventivas e de atendimento nas áreas da saúde, educação, capacitação profissional que atendam as mulheres da cidade e do campo, entre ela, as trabalhadoras rurais, indígenas, negras e quilombolas.

O combate à violência contra as mulheres também ganha destaque entre as propostas como a instalação de varas jurídicas específicas e de delegacias da mulher no interior.

A presidenta do Cedim, Maria Aparecida destaca a importância da participação da delegação alagoana no encontro. “O debate com conjunto de mulheres brasileiras na criação de políticas públicas é positivo no sentido de melhorar a qualidade de atendimento em todas as áreas. Que o encontro sirva para concretizar nossas ações, na construção de uma sociedade democrática, justa e solidária”, afirmou.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos