Vacina contra a pólio a partir de segunda-feira

Amanhã, a Secretaria Municipal de Saúde inicia a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A campanha é coordenada em todo o país pelo Ministério da Saúde.

A campanha terá sua maior mobilização (Dia D) no sábado, 25. O atendimento será nas 56 unidades de saúde do município e 147 postos alternativos, divididos nas 43 áreas de Maceió. Esta estrutura estará garantindo que os pais vacinem seus filhos, livrando-os do risco da paralisia infantil.

“Os pais que desejarem imunizar seus filhos antes, podem se dirigir, a partir desta segunda-feira, nas unidades saúde municipais,” afirmou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) no município, Juliana Barros.

A meta é atingir 95% da população infantil do município – o que equivale a um total de 92 mil crianças de 0 a 5 anos só em Maceió.

“Pedimos a colaboração dos pais para que levem seus filhos para a unidade mais próxima à sua residência. Mesmo as crianças que estão em dia com o cartão de vacinação, devem se vacinar,” diz o secretário Municipal de Saúde, Théo Fortes.

A poliomielite ou "paralisia infantil" é uma infecção viral aguda, que, uma vez invadindo o sistema nervoso central, ataca os neurônios motores, podendo causar lesões que resultam em paralisia. Eventualmente, a doença pode evoluir para o óbito.

Atualmente, contudo, a poliomielite é uma doença erradicada no Brasil. O último caso registrado aconteceu em 1989, há 17 anos atrás. Para evitar a reintrodução do poliovírus selvagem é imperativa, portanto, a vigilância e a manutenção dos programas de imunização.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos