Universidade debate licença maternidade na ALE

O Eixo de Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas apóia o movimento em prol da prorrogação da licença do aleitamento materno para seis meses. A questão será discutida em audiência pública marcada para esta segunda-feira, 20, a partir das 15h, na Assembléia Legislativa de Alagoas.

A proposta é promovida pela Sociedade Alagoana de Pediatria , que entregou o Projeto de Lei à Assembléia em julho. O tema do aleitamento materno também será discutido durante a 6ª edição do Congresso Brasileiro Integrado de Pediatria Ambulatorial, Saúde Escolar e Cuidados Primários, que acontece em Maceió no período de 28 a 31 de agosto, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió.

Aleitamento Materno – A criança que é amamentada tem um melhor desenvolvimento neuro-psicomotor e um melhor crescimento. De acordo com pesquisa realizada pelo Eixo de Saúde da Criança e do Adolescente da UFAL com cerca de mil lactentes de 15 meses de vida, elas também têm o risco de desenvolvimento de asma diminuído devido à amamentação. Além disso, o leite materno fornece água adequada para a hidratação da criança, protegendo-a contra infecções e alergias e fortalecendo o vínculo afetivo da família.

Segundo as pesquisas, o aleitamento protege a saúde da mãe, ajudando o útero a recuperar seu tamanho normal, reduzindo os riscos de câncer de mama e de ovário. O leite materno também custa menos do que a alimentação artificial e resulta em menos gastos com cuidados médicos.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos