Maceió perderá mais de 100 milhões com descredenciamento de programas federais

Reunião é adiada para próxima semana

A reunião da Comissão Intergestora Bipartite, que decidiria hoje se desabilitaria Maceió dos programas federais de transferência de renda, foi adiada para a próxima terça-feira, dia 4 de setembro. Os motivos para o adiamento não foram revelados.

O secretário municipal de Assistência Social, Alan Balbino, adiou sua reunião com técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para participar da audiência de hoje à tarde e tentar evitar o processo de descredenciamento, o que afetaria todos os 40 programas da secretaria municipal, desenvolvidos com recursos federais.

Balbino, que assumiu a Assistência Social há 90 dias, em substituição a Cláudio Farias, pretendia demonstrar que sua pasta vem cumprindo todas as determinações do MDS. Dando prosseguimento ao seu objetivo de manter Maceió credenciada, o secretário embarca, na madrugada desta quarta-feira, para Brasília, para apresentar a prestação de contas entre 2003 e 2006. Além de demonstrar as adequações exigidas pelo ministério.

No caso do descredenciamento, a secretaria perderá recursos da ordem de R$ 107 milhões, destes, R$ 30 milhões de forma imediata, que passarão a ser administrados pela Secretaria Executiva de Assistência Social, pasta comandada pela secretária Solange Jurema.

Entre os programas ameaçados estão o Acolher, o Peti, entre outros. Em Alagoas, dois municípios já foram descredenciados, Roteiro, no Litoral Sul, e Paripueira.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos