Seminário discutirá a relação familiar

O projeto Sentinela, mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizará no próximo dia 20, um seminário técnico para discutir a relação familiar, e suas responsabilidades. O evento terá a participação do promotor de Justiça Flávio Costa, o qual irá abordar a necessidade de evitar a institucionalização de crianças e adolescentes sem referencial familiar, com vistas a devolver a criança a um ambiente saudável para a convivência na família.

A coordenadora do projeto Sentinela, Maria Salete Beltrão, considera de extrema necessidade o tema. Segundo ela, há casos de familiares que demonstram a nítida intenção de se desfazer do menor ou adolescente, transferindo as responsabilidades para o poder público. “Tratar desse assunto é analisar a vida familiar do menor e isso é algo extremamente importante para conhecermos das possibilidades de um retorno do menor para o seio familiar ou, em alguns casos, estudar uma futura adoção”, complementou Salete.

Durante o seminário técnico, também estão programadas palestras básicas, as quais devem discutir a tipificação jurídica do abuso e exploração sexuais, tipos de flagrantes, direitos violados, prisão de agressores e o novo código civil. Farão parte do evento conselheiros tutelares, técnicos dos programas sociais mantidos pelo município, a exemplo da Casa de Passagem, projetos Acolher e Guardião, Casa de Adoção, conselhos dos Direitos da Criança e, pela primeira vez, irá contar com a participação de alunos dos cursos de psicologia e direito do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac) e Faculdade de Maceió (Fama).

O seminário técnico será realizado no próximo dia 20, no auditório do Cesmac, no bairro do Farol. O projeto Sentinela realiza esse tipo de palestra em escolas públicas do Estado e do município, bem como em colégios particulares, como também atendimentos sociais e psicológicos nos conselhos e nas delegacias. O telefone do projeto é 3315-1605.

Fonte: Delane Barros

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos