Defensoria Pública entra com ação contra a prefeitura

Alagoas 24 HorasCom o corte dos recurso federais, cerca de 380 crianças assistidas pela Creche sofrem com o problema

Com o corte dos recurso federais, cerca de 380 crianças assistidas pela Creche sofrem com o problema

A Defensoria Pública entregou, na manhã desta quinta-feira, à 14ª Vara Cível da Fazenda Municipal da Comarca de Maceió (AL) e ao Juizado da Infância e Adolescência, uma ação civil pública contra a Prefeitura de Maceió, devido à falta de prestações de contas que acarretou com o bloqueio dos recursos federais.

Por conta deste problema, cerca de 33 entidades que prestam assistência social a crianças e idosos estão ameaçadas de fechar por falta de condições para trabalhar.

De acordo com o defensor público Ricardo Melro, há nove meses as verbas federais não estão sendo repassadas. “As entidades estão na iminência de fecharem suas portas entregando à própria sorte 4.109 crianças, que necessitam das refeições diárias, banhos, atividades, aulas e muita atenção daqueles que se propuseram a fazer o papel do município e a praticar a solidariedade”, comenta.

Com a ação, a Defensoria Pública e o Ministério Público tentam responsabilizar o município pelos recursos não repassados, até que a situação seja normalizada.

“Esperamos agora a liminar da Justiça e até que a situação seja solucionada, os responsáveis pelas organizações estão trabalhando heroicamente, para manter as entidades sem recursos”, afirma.

Entidade

Após o corte de verbas federais, a Creche Mamãe Cila, localizada no Benedito Bentes I, passa momentos de dificuldades para manter cerca de 380 crianças assistidas pela instituição. Após oito meses sem recursos, a instituição sobrevive através de doações de amigos.

De acordo com a presidente da instituição, Tereza Cavalcante, algumas pessoas procuram o local para doar alimentos, produtos de limpeza e roupas, mas mesmo assim, ainda não supre a carência.

“Há 22 anos, estou à frente da creche e apenas na gestão do Cícero Almeida me deparei com os cortes dos recursos federais. Hoje, estamos trabalhando no limite, através de doações de amigos que se sensibilizam com a situação, mas ainda passamos por dificuldades. Esperamos que o problema seja resolvido, caso nada seja feito, irei colocar as crianças na porta da Prefeitura para que o Cícero Almeida possa cuidar delas”, desabafa.

Os interessados em ajudar a creche com doações devem procurar a direção da instituição através do telefone 9981.0561.

Fonte: Com informações da assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos