Choque entre trens deixa 8 mortos e 40 feridos

G1Trens se chocaram em Austin

Trens se chocaram em Austin

Dois trens se chocaram às 16h09 desta quinta-feira (30), a 200 metros da estação de Austin, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, num entroncamento de duas linhas. Segundo a Secretaria estadual de Saúde, oito pessoas morreram e 40 ficaram feridas. Desses, segundo os bombeiros, 15 estão em estado grave. Uma composição estava lotada, com cerca de 850 passageiros, e o outro trem estava vazia.

A Secretaria estadual de Saúde informou que aparentemente não havia mais ninguém preso às ferragens às 19h06. Entretanto, 60 homens do Corpo de Bombeiros continuam fazendo buscas. Das vítimas fatais, são seis homens e duas mulheres.

João Gouvêa, o diretor de operações da SuperVia, a concessionária de trens urbanos da região metropolitana do Rio, informou que os dois maquinistas dos trens que se chocaram serão importantes para esclarecer as causas da colisão.

O diretor disse que o maquinista que conduzia o trem com passageiros está ferido, mas o estado dele não é grave. Ele foi atendido pelo médico e assistente social da concessionária. O maquinista estava na parte dianteiro do comboio e nada sofreu.

“Vamos apurar as causas do acidente, para saber se houve falha técnica ou problema na sinalização,” garantiu o diretor da SuperVia.

Passageiro conta como foi acidente

O instrutor de equitação Robson de Oliveira Mendes, de 44 anos, estava no terceiro vagão do trem que colidiu com outro na tarde desta quinta-feira (30) em Austin, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Robson contou que a colisão ocorreu próximo à estação.

“O trem que eu estava bateu no último vagão do trem que cruzou. Não deu tempo dele passar por inteiro. Quem estava no primeiro vagão ficou muito ferido, preso às ferragens. Eu estava no terceiro vagão. Tentei ajudar as vítimas, mas tinha muita gente presa nas ferragens. Eu vi pelo menos um morto nas ferragens. Foi horrível. Tinha muita gente desesperada, com crise nervosa, fora os feridos graves. O primeiro vagão saiu do trilho, ficou todo contorcido. O maquinista estava mal, ficou no meio das ferragens”, disse ele, ainda abalado com o acidente.

Robson disse que mora em Paty do Alferes, na região Centro-Sul Fluminense, e estava indo para casa.

Causa do acidente sai em dez dias, diz SuperVia

O diretor de operações da concessionária de trens urbanos da região metropolitana do Rio, a Supervia, calcula que, em 10 dias, estará concluida a investigação sobre o acidente de trens em Austin, no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Segundo João Gouvêa, apesar da ferrovia ser controlada por um centro de controle, o trem de oito vagões, que saiu da Central do Brasil às 15h10, subia num trecho de duas linhas quando bateu na traseira de um trem vazio, de quatro vagões, a 200 metros de Austin. O choque aconteceu às 16h09, segundo nota oficial da Supervia.

Gouvêa acrescentou que será preciso investigar se houve falha de sinalização ou falha humana porque o trem que transportava cerca de 850 passageiros se chocou com a traseira de um trem de teste no momento em que ele passava da linha 1 para linha 2. O trem de passageiros seguia pela linha 1.

Os dois maquinistas não sofreram ferimentos graves. O condutor do trem que transportava passageiros foi atendido por médico e assistente social da empresa, enquanto o outro profissional nada sofreu. O depoimento deles será importante para esclarecer as causas do acidente.

“O trem que estava subindo pegou a traseira do outro que fazia a travessia. A SuperVia está encaminhando os feridos inclusive para os hospitais particulares. Nós estamos preparados para atuar neste caso”.

Ele garantiu o atendimento de todas as vitimas e feridos.

“A Supervia vai dar toda a assistência possível a essas pessoas. A Supervia vai arcar com as despesas do funeral. No momento estamos preocupados com a questão dos nossos clientes e de seus familiares”.

Governador irá ao local do choque de trens

Em nota oficial, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, informou que se encaminhará ao local do acidente envolvendo dois trens da SuperVia em Nova Iguaçu, nesta quinta-feira (30), para prestar solidariedade às vítimas e parentes dos envolvidos.

O governador antecipou retorno da cidade de São Paulo. Ele irá para Nova Iguaçu com o secretário de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, e o secretário de Transportes, Julio Lopes.

Os interessados em obter informações sobre o acidente envolvendo dois trens da SuperVia, a concessionária de transporte, na estação de Austin em Nova Iguaçu, podem entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa, no número 2111-9494.

A SuperVia informou que o atendimento do SAC opera normalmente apenas até às 18h, mas que a empresa manterá o serviço até mais tarde nesta quinta-feira (30).

Segundo a assessoria do Hospital da Posse, em Nova Iguaçu, informações sobre feridos só poderão ser obtidas no próprio hospital, na parte de Serviço Social.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos