Hemoal realiza coleta de sangue no Benedito Bentes

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) estará até às 17 horas de hoje, realizando mais uma coleta de sangue, visando estabilizar o estoque da Hemorrede Pública. Para isso, a Unidade Móvel do órgão, está estacionada na Praça Padre Cícero, em frente ao Terminal Rodoviário do Conjunto Benedito Bentes I.

A coleta itinerante tem o intuito de descentralizar as ações do Hemoal aos bairros de Maceió e aos 101 municípios do interior do Estado. Isso porque, a maioria da população alagoana não dispõe de condições financeiras para se deslocar à sede do Hemoal, que funciona no bairro do Trapiche.

Os moradores do Benedito Bentes para se candidatarem à doação de sangue devem portar um documento de identificação com foto, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 kg, não ter contraído hepatite após os 10 anos, doença de chagas, sífilis e Aids. No caso de lactantes e gestantes, a doação não é permitida, e para àqueles que irão repetir o gesto de solidariedade – que pode salvar no mínimo três vidas – o Ministério da Saúde estabelece um prazo de dois meses para os homens e três para as mulheres.

Intensificando as coletas externas – De acordo com a diretora do Hemoal, médica Izaura Alves Pinto, geralmente, durante essa época, as doações diminuem, de acordo com dados obtidos junto ao Centro de Processamento de Dados (CPD) do Hemoal. “Por essa razão, estaremos intensificando as coletas externas, visando facilitar a doação para voluntários, encurtando, dessa forma, o caminho entre a solidariedade e o salvamento de muitas vidas que dependem do sangue para sobreviver”, ressalta.

Já para os doadores que residam em outros bairros ou no interior do Estado, a sede do Hemoal, que funciona em prédio anexo à Unidade de Emergência Dr. Armando Lages, no bairro do Trapiche, estará aberta até às 19 horas. O Hemoal funciona de segunda a sexta, das 7 às 19 horas e aos sábados, das 8 horas ao meio dia e maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3315 2109 ou pelo e-mail: hemoal@saude.al.gov.br.

Fonte: Josenildo Törres

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos