Municípios formam consórcio em iluminação pública

Na próxima quinta-feira (13), o presidente do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Iluminação Pública (CIGIP), Marcelo Souto, o presidente da Companhia Energética de Alagoas (Ceal), Joaquim Brito e o diretor comercial da Ceal Jackson Pacheco, se reúnem em horário a definir, para traçar o plano de ação do CIGIP, criado recentemente.

O consórcio é formado por 24 municípios de todas as regiões de Alagoas e pretende administrar às questões ligadas a iluminação pública, bem como gerir os recursos da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip). Ontem, o presidente do CIGIP e o presidente da Ceal tiveram a primeira reunião com a finalidade de iniciar o processo de negociação e entendimento entre municípios e Companhia.

O diretor-comercial da Ceal, Jackson Pacheco informou que a idéia de criar o Consórcio foi apoiada pela empresa de energia e que uma das primeiras ações a serem realizadas será o recadastramento de todos os pontos de iluminação pública dos municípios que fazem parte do CIGIP. “O novo cadastro vai possibilitar a atualização do sistema, fazendo com que a gente saiba o real consumo de cada município”, afirmou Pacheco.

Para o presidente do Consórcio e também prefeito de Jacaré dos Homens, a criação do CIGIP vai ajudar também na negociação de dívidas que os municípios têm com a Ceal, além de incentivar a redução do consumo de iluminação tanto nas ruas quantos nos prédios públicos. “Vamos trabalhar interagindo com a Ceal. Temos propostas e reivindicações”.

O CIGIP é o primeiro consórcio criado em Alagoas e o primeiro em iluminação pública do Brasil. A entidade funciona na sede a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos