Maceió terá R$1 milhão para Assistência Social

O prefeito Cícero Almeida já sinalizou com novos recursos para a área de assistência social. De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Alan Balbino, já estão disponíveis R$ 1 milhão para investimentos no setor. O anúncio foi feito hoje, na reunião da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) que determinou a desabilitação do município de Maceió para os programas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Para o secretário, a decisão da comissão foi injusta, já que não considerou nenhum ponto do último plano de providências, apresentado pela Prefeitura na semana passada. “Nós estamos trabalhando nas melhorias da assistência social há 120 dias. Fomos a Brasília, consultamos o MDS, procuramos a Secretaria Estadual de Assistência Social, e, mesmo assim nossos documentos não foram aceitos”, disse Balbino.

A expectativa da administração municipal é que a reabilitação seja feita em 15 dias, já que “toda a equipe está preparada para cumprir as exigências que serão solicitadas pela comissão”.

Para a conselheira da Assistência Social Elizabeth Patriota, nem o ministério nem a comissão ponderou a nova postura da Prefeitura sobre a área. “O governo federal passou vários anos sendo tolerante e resolve agora ter pressa. Não acredito que Maceió seja a única cidade com problemas nesse setor”, afirmou. Ela salientou que a “prestação de contas não é feita desde 1999, mas só agora as medidas têm sido feitas de forma enérgica”

Ainda segundo Patriota, faltou mais disposição dos órgãos estaduais e federais para com o município. “Porque não foi enviada uma força da tarefa do ministério, já que o problema tinha sido identificado há tanto tempo?”, questionou.

Na segunda-feira, chegam a Maceió dois técnicos do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Sociais (Congemas) para apoiar a Prefeitura a conseguir a reabilitação. Além deles, virão à capital alagoana técnicos do MDS para ajudar nos procedimentos necessários ao recredenciamento.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos