Intendência penitenciária conclui transferência de presos

A Intendência Geral do Sistema Penitenciário realizou na madrugada de hoje a operação final de transferência dos presos sub judice e condenados para os presídios Baldomero Cavalcanti e Cyridião Durval, cumprindo a determinação do juiz da Vara de Execuções Penais, Marcelo Tadeu.

A operação, que envolveu mais de 200 homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Grupo de Ações Penitenciárias (GAP), Canil e Tático Integrado Grupo de Resgates Especiais (Tigre) – que deu suporte no entorno dos presídios -, teve início às 3h de hoje e só terminou às 8h.

Segundo a assessoria da Intendência, foram utilizados 14 ônibus, quatro da Polícia Militar e dez que foram alugados especialmente para a transferência dos reeducandos.

Ao todo, foram transferidos 211 reeducandos condenados do Presídio Baldomero Cavalcanti para o Cyridião Durval. Já os 310 presos sub judice do Cyridião se juntaram aos 143 transferidos do Rubens Quintella, no Baldomero Cavalcanti.

A população carcerária das unidades prisionais ficou estabelecida da seguinte forma: Baldomero Cavalcanti, que tem capacidade para 444 reeducandos, tem agora 489 presos à espera de julgamento.

Já o Cyridião Durval, que recebeu todos os presos condenados, que tem capacidade para 320 reeducandos, conta, agora, com 231 presos, todos cumprindo suas respectivas penas. Segundo o intendente-geral, tenente-coronel Luiz Bugarin, para receber os presos condenados o Cyridião está recebendo um reforço na segurança, com a instalação de um solário de ferro, para impedir que os presos tenham acesso à laje do presídio.

Outra questão apontada por Bugarin diz respeito à transferência dos pertencentes dos presos, que durante a mudança do Rubens Quintella apresentou falhas. Desta vez, a Intendência garantiu que o material foi lacrado e identificado e que será devolvido sem maiores problemas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos