Democracia e oligarquia

Há um fenômeno em curso, contaminando ponderáveis estratos da população brasileira, de considerável gravidade. A sua origem encontra-se em uma poderosa aliança, mas extremamente dissimulada, discreta mesmo, entre a grande mídia nacional e as oligarquias financeiras internacional e nacional.

Como se sabe, a primeira aparência das coisas, muitas vezes é contrária à sua essência. Há em curso, no país, uma verdadeira ofensiva pela ética na atividade política. A ética é algo fundamental tanto nas relações individuais, sociais e principalmente no trato da coisa pública.

Mas, se observarmos a base concreta da natureza dos acontecimentos, encontramos por trás das iniciativas que assumem grandes dimensões, imensos conglomerados que primam por tudo e muito mais, se possível, menos a imprescindível ética.

Movem-se, fundamentalmente, por meio de negócios escusos, pela dilapidação da riqueza nacional. Agigantam a sua influência na sociedade através da ausência de qualquer tipo de pudor.

Nos tempos do arbítrio, sustentaram e enalteceram a tirania como a salvação da pátria, combatendo os indivíduos ou as instituições democráticas que zelam pelo Estado de Direito. Transformaram-nos em cidadãos e entidades suspeitas, quando não, subversivas incontestáveis.

As riquezas construídas à sombra da férrea mordaça da censura aos órgãos de comunicação, eram intocadas à época e por todos os tempos. Algo como uma cláusula pétrea. Não deve haver surpresa em tal procedimento, legislam em causa própria.

Quando o despotismo empalideceu, tornou-se frágil, cambaleou e ameaçou cair, prontamente aderiram ao movimento pela restauração das liberdades democráticas, como se fossem a vanguarda destemida, guardiã das liberdades usurpadas. Assim, no curso da História foram construindo impérios financeiros e midiáticos, através de posições camaleônicas.

De oportunismo em oportunismo, sinuosamente, vendem cosméticos, duvidosos atores, costumes importados, produzem falsas ideologias a cada semana trocadas por outras, butins, bancadas parlamentares sem causas, à exceção do sinal mágico dos holofotes das câmeras.

Apostam na ausência de memória dos trabalhadores e setores médios, com a plena convicção de que conseguem manipular a todos, durante todo o tempo. É a ditadura desse mercado e dessa mídia. Escassa é a democracia.

Veja Mais

Cuidado com a dengue!

Com o verão, o receio de outra epidemia da dengue voltou a inquietar a mente de autoridades sanitárias e do...

A vez agora é dos gatos

A cachorrada ainda toma conta dos lares brasileiros! Hoje os cães de estimação compõem uma população de aproximadamente 67,8 milhões...

Deixe um comentário

Vídeos