Toda criança tem que ser feliz

Arquivo de famíliaDesenho de Eri mostra ele, um prato de comida e um copo com água: retrato da infância

Desenho de Eri mostra ele, um prato de comida e um copo com água: retrato da infância

Durante esta semana, a equipe de reportagem do Alagoas24horas pensou em diversas pautas que pudessem despertar em vocês, internautas, assíduos ou ocasionais, a reflexão sobre como vivem as nossas crianças. Para ser sincera, todas as nossas idéias foram subjugadas pela realidade ou operacionalidade. Mas há alguns instantes, como acontece diariamente nessa modalidade de jornalismo, um e-mail emocionado nos levou a avaliar a importância dessa fase na vida de todo ser humano.

Na carta, uma mãe de 40 e poucos anos dizia o seguinte: “Hoje tive um susto, surpresa, choque ou não sei exatamente como descrever. Mas, como alguns sabem, adotei um filho há dois anos, quando ele estava para completar seis anos. Não sou casada, e como jornalista, minha vida é bem instável. Não sei explicar o meu ato. Isso não tem importância agora.

O que quero compartilhar é a visão dele: Eri Henrique, ao ser solicitado pela escola, dentro da programação semanal em comemoração ao Dia da Criança, que desenhasse numa folha de papel o que pensa sobre a frase: TODA CRIANÇA TEM QUE SER FELIZ. Na hora de levá-lo ao colégio, pedi para ver o desenho. Ao olhar, não tive coragem de deixá-lo levar. Pedi que fizesse outro e acrescentasse mais coisas e colorisse bastante.

Vejam o desenho e entendam o porquê da minha reação, de quem vive e é exemplo de uma sociedade consumista, supérflua, superficial, de relações pouco duradouras, e de tantas outras coisas que nos fazem sentir diariamente tristes e impotentes. Não me acho pessimista, mas não sei o que fazer ao ver o desenho dessa criança. Segundo o próprio Eri, o desenho retrata ele mesmo, com um brinquedo, um prato de comida e um copo de água, numa folha imensa, totalmente vazia.”

Talvez minha amiga Cristina tenha visto a situação de forma negativa. Sim, o Eri passou maus bocados e as necessidades básicas de um ser humano ainda falam mais alto para ele: comer, abrigo e, claro, o vazio da falta de perspectivas. Mas há outra leitura para este quadro em branco, ele pode ser preenchido com todas as cores do universo. E se conheço bem você e o amor que dedica a esta garoto, é provável que daqui a algum tempo sua presença tão infinitamente mais marcante que os tempos difíceis se sobreponham.

Mas, a sensação que fica é que nenhuma matéria, por mais completa e trabalhada que fosse, seria capaz de demonstrar a importância das primeiras sensações, mensagens e experiências. Portanto, da próxima vez que você encontrar uma criança, pobre ou rica, amparada ou não, lembre-se que você pode ser a primeira coisa boa na vida dela. Aprendemos isso hoje.

Veja Mais

Cuidado com a dengue!

Com o verão, o receio de outra epidemia da dengue voltou a inquietar a mente de autoridades sanitárias e do...

A vez agora é dos gatos

A cachorrada ainda toma conta dos lares brasileiros! Hoje os cães de estimação compõem uma população de aproximadamente 67,8 milhões...

Deixe um comentário

Vídeos