Prêmio BB Petrobras de Jornalismo bate recorde de inscrições

O Prêmio Banco do Brasil Petrobras de Jornalismo, considerado o “Oscar” do jornalismo alagoano, voltou a bater recorde na inscrição de profissionais e de trabalhos para a edição deste ano. São 86 jornalistas concorrendo a troféus e R$ 24 mil em premiações, a serem entregues no dia 10 de novembro.

Em 2006 foram inscritos pouco mais de 70 jornalistas e 192 trabalhos. Este ano, além de 16 jornalistas a mais, serão julgados 213 trabalhos. Eles estão distribuídos em oito categorias: Reportagem Impressa (50), Informação Econômica/Política (38), Telejornalismo (37), Fotografia (27), Design Gráfico (18), Informação Cultural/Esportiva/Turística (15), Assessoria de Imprensa (9) e Prêmio Freitas Neto de Jornalismo (19). Este último é destinado aos estudantes.

O veículo de comunicação com mais profissionais e trabalhos inscritos é o jornal Gazeta de Alagoas (57), seguido de Tribuna Independente (51), O Jornal (36), TV Gazeta (30), TV Pajuçara (6) e Agência Universitária de Notícias ( 6). Os outros veículos somam 27 trabalhos. Todos os textos, fotografias, imagens e demais produções foram veiculadas na imprensa alagoana no período de 30 de setembro de 2006 a 19 de outubro de 2007.

De acordo com o Sindicato dos Jornalistas, que promove o Prêmio em parceria com a Petrobras e o Banco do Brasil, além de um número maior de concorrentes, a edição deste ano se destaca, mais uma vez, pela qualidade dos trabalhos. “Isto significa que estamos atingindo o objetivo do concurso, que é incentivar e estimular as grandes reportagens, o jornalismo investigativo, a cobertura de fatos e temas do interesse da sociedade”, disse o presidente do Sindjornal, Carlos Roberto Pereira.

A primeira fase de julgamento do Prêmio Banco do Brasil Petrobrás de Jornalismo teve início nesta quarta-feira. Doze jurados, entre profissionais indicados pelo Sindicato e professores das faculdades de jornalismo, terão prazo até o dia 5 de novembro para dar nota aos trabalhos, selecionando os três melhores em cada categoria. A segunda fase do julgamento será no dia 10, data da premiação, quando será escolhido o melhor de cada categoria e, dentre eles, o vencedor do Grande Prêmio.

A solenidade de entrega do Prêmio Banco do Brasil Petrobrás de Jornalismo será na casa de eventos Stratégia, bairro do Farol, a partir das 21 horas. O acesso ao local será mediante convite, que será distribuído pelo Sindicato dos Jornalistas a partir da próxima semana.

Fonte: Sindjornal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos