Prova Brasil começa nesta segunda-feira

Começa hoje a aplicação da segunda edição da Prova Brasil, que avalia o desempenho de estudantes de 4ª e 8ª série de escolas públicas urbanas em língua portuguesa e matemática. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do exame, calcula que mais de cinco milhões de alunos devem fazer a prova até o dia 20 de novembro.

Segundo o Inep, todas as secretarias estaduais e municipais de educação do país aderiram à prova voluntária. Podem participar as escolas públicas urbanas que têm pelo menos 20 alunos em uma das séries avaliadas.

Nos testes, os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. Os alunos também fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho e professores e diretores das escolas respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.

Como todos os alunos das turmas fazem a prova, é possível avaliar o desempenho por escola e por município. Segundo Inep, ao conhecer os resultados da Prova Brasil, os diretores de escolas podem compará-los ao de outras e estudar como melhorar o desempenho. Os secretários estaduais e municipais também poderão ver o desempenho das várias escolas de sua jurisdição e elaborar políticas para reforçar a aprendizagem.

Já o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do Ministério da Educação (MEC) é amostral e permite apenas mensurar o desempenho geral do país, das regiões e dos estados. Participam do Saeb alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e também estudantes do 3º ano do ensino médio regular, tanto da rede pública quanto da rede privada, em área urbana e rural.

As notas na Prova Brasil e no Saeb, junto com as taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar, compõem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), instrumento de acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos