Salão TRT pode ser conferido até sexta

O 11º Salão TRT 19ª Região de Pintores Alagoanos oferece até o dia 14 de dezembro ao público a chance de entrar em contato com a nova produção do artista plástico Denis Matos: a série amuletos tattoons. A surpresa está na temática; são três torsos nus tatuados com símbolos remetendo a algumas filosofias e religiões: a Cruz Ansata, o OM e a Estrela de Davi. As obras expostas (Ankh, OM e Estrela de Davi) comprovam a diversidade pulsante dos seus mais de 40 anos de carreira.

A importância dessas obras está na capacidade de Denis reunir o universo popular do grande público fazendo uso do tattoon ou tatuagem com o refinamento do geométrico retilíneo, seu estilo particular inquestionável.

Os quadros selecionados são da fase clean do pintor, iniciada em 2003, onde fica explícita a importância do desenho para as artes plásticas, onde o traço das linhas retas de Denis sobressai às cores. Denis continua elaborando obras usando o preto e o branco contrastando no jogo de luz e sombra, claro e escuro, tudo compondo com mais uma só cor.

Aliás, fase esta que influenciou os pintores Persivaldo Figueirôa (retratou figuras do folclore alagoano só em preto e branco), Maria Amélia Vieira (totens em terracota de tom claros e brancos, abandonando as cores quentes e usando o mínimo dos seus bonequinhos bicudos, na pinacoteca da Ufal, exposição: “…e do barro foi feito”, 2004) e Marcus Plech, participante deste 11º Salão com obras onde se destaca o preto e o branco.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos