PM registra aumento de 30% nos homicídios em Maceió

Sionelly Leite/Alagoas24horasSionelly Leite/Alagoas24horas

O comandante do Policiamento da Capital, coronel Adilson Bispo, apresentou na manhã de hoje o balanço anual das ocorrências registradas pela Polícia Militar de Alagoas. Durante a solenidade, que contou com a presença de representantes da corporação, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, Bispo fez uma análise das estatísticas, que registrou aumento em quase todas as modalidades de crime.

Adílson Bispo reconheceu o aumento nos índices da violência, mas segundo a sua avaliação, 2007 teria sido um ano atípico, uma vez que houve muitas “interferências”. O coronel considera como ‘interferências’ que favoreceriam o aumento nos índices a greve dos policiais civis, que já dura mais de quatro meses, e a ausência de políticas sociais eficientes, situação agravada com o descredenciamento da Prefeitura de Maceió pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Apesar de reconhecer o aumento nas estatísticas, Adílson Bispo tentou justificar este incremento pela nova metodologia adotada pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom). Segundo ele, a análise fria dos relatórios não traduz a realidade, uma vez que fatores como espaço geográfico, relações sociais e espaço temporal não recebem a atenção devida.

Visando corrigir esta falha, o comandante do Centro de Policiamento da Capital anunciou a extinção do Copom e a criação do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (CIODS), que integrará o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Instituto de Criminalística, que deverá ser implantado até janeiro de 2008.

Questionado sobre o mascaramento dos dados contidos no atual relatório do Copom, Bispo negou que a situação seja intencional e afirmou ser reflexo da fase de adequação para a criação do novo sistema.

Entre os índices mais alarmantes apresentados durante o café-da-manhã, estava o aumento de 30% no registro de homicídios na capital alagoana, que segundo a Polícia Militar, teria como algozes e vítimas jovens de 14 a 22 anos.

Outra modalidade de crime que apresentou crescimento foi o porte ou posse irregular de arma de fogo. Segundo a PM, de janeiro a novembro de 2007 foram apreendidas 399 armas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos