Ilha do Ferro: paraíso na imensidão azul do São Francisco

Aventurar-se por roteiros íngremes, conhecer sítios paleontológicos, onde fósseis afloram da terra, e descobrir as riquezas de um artesanato que só existe em um lugar do Brasil. Assim é desvendar a Ilha do Ferro, paraíso perdido na imensidão azul do São Francisco, onde as dificuldades de acesso reforçam os encantos de uma aventura inesquecível.

Desde a vegetação semi-árida à beleza do artesanato, aos sabores da culinária e à calmaria do povoado, o roteiro seduz e fascina. Entretanto, para o turista disposto a desbravar o sertão de Alagoas conhecendo destinos como a Ilha do Ferro é necessário antes de tudo um certo espírito de aventura.

O povoado está localizado a 18 quilômetros do município de Pão de Açúcar, onde as atrações vão da culinária ao artesanato. Em alguns bares ribeirinhos, com um pouco de sorte, é possível encontrar em abundância o “pitu”, especialidade do cardápio da região à base de peixes e outras delícias.

A cidade ribeirinha de Pão de Açúcar, que exibe como cartão-postal uma réplica em menores proporções da imagem do Cristo Redentor, também possui uma biblioteca com rico acervo em paleontologia. O município, assim como o vizinho São José da Tapera, abriga relíquias arqueológicas, pedras gigantescas, que no passado serviram de esconderijo para Lampião e seu bando, e fragmentos que caracterizam a arte pré-histórica.

Trilhas reservam paisagens surpreendentes

Para chegar à ilha só existem dois caminhos. De barco, onde o acesso a outros pontos do povoado é limitado pelas dificuldades naturais e geográficas, ou de carro, por trilhas que reservam muitas surpresas. Em alguns pontos, pedras contendo pinturas rupestres revelam paisagens surpreendentes.

As trilhas, que permitem o acesso ao povoado, contrastam a beleza da caatinga com o visual paradisíaco do São Francisco. A região também preserva sítios paleontológicos, com rico acervo natural, que protegem importantes materiais arqueológicos e líticos, naturalmente expostos em propriedades locais.

Povoada por pouco mais de 200 famílias, a Ilha do Ferro tem no artesanato sua principal atividade econômica. O bordado Boa Noite, uma tradição aprendida com os colonizadores, e praticamente extinta em todo país, movimenta a economia local.
Trabalho exclusivo das mulheres do povoado, a renda ganhou projeção internacional e conta com o apoio de programas como o Pré-arte, do Sebrae, responsável pela comercialização dos produtos confeccionados pelas rendeiras da ilha, em vários destinos do Brasil e do mundo.

Mais do que se encantar com a visão das mulheres rendeiras bordando as margens do São Francisco, o visitante disposto a desvendar a Ilha do Ferro encontrará outros inúmeros atrativos. O artesanato local, rico em esculturas em madeira, revela preferências do mundo masculino. Uma delas é a construção de objetos que incorporam formas naturais de raízes da matéria-prima e pássaros da região.

A construção de barcos em miniaturas é outra tendência do artesanato local, que reflete um dos hábitos da ilha. Por toda parte, é possível sentir o perfume da madeira sendo esculpida por mãos talentosas, em ateliês de fundo de quintal ou nas margens do rio, onde pescadores improvisam estaleiros ao ar livre.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos