Governo terá parceria com PNUD para ações de combate à pobreza

O governo de Alagoas deverá firmar acordos de cooperação técnica com o PNUD (Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento) para a execução de ações de combate à fome e à pobreza no Estado. A parceria pode resultar ainda na implementação de um projeto de segurança pública com foco na área da cidadania.

O assunto foi discutido hoje, durante encontro entre o vice-governador Luis Abílio e a gerente dos escritórios estaduais do PNUD, Gianne Sagazio, e o diretor do escritório do órgão na Paraíba, Fábio Oliveira Barros. Participaram também da reunião o secretário executivo de Administração, Valter Oliveira, e o secretário-adjunto, Marcelo Santana.

A proposta do programa é iniciar parcerias com os estados e prefeituras, para que as ações de desenvolvimento humano sejam discutidas diretamente com os governos locais. Para isso, segundo Gianne Sagazio, o PNUD vem instalando escritórios em diversos estados, como Paraíba, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Amazonas. No próximo mês, entra em funcionamento o escritório da Bahia e, no próximo ano, os de Rio de Janeiro e São Paulo.

Durante a reunião, Luis Abílio disse que toda a ajuda e parceria com organismos nacionais e internacionais são bem-vindas a Alagoas, que pretende firmar acordo com o PNUD para adotar no Estado o projeto de segurança cidadã, a ser implantado na Bahia, por meio de convênio com o Ministério da Justiça. Os recursos são da organização, que criou o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Programas

O governo alagoano já vem desenvolvendo ações no âmbito operacional da máquina pública com a ajuda de organismos internacionais, a exemplo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Mundial (Bird). Além dos programas de modernização da gestão e planejamento, incluindo o Promofaz, de modernização da máquina fazendária, o Estado inicia no próximo mês o recadastramento dos servidores públicos, contando com um financiamento do PNUD. O recadastramento terá que ser realizado em função do novo sistema de previdência do setor público.

Ao final do encontro, Luis Abílio agendou uma reunião dos representantes do PNUD com o secretário coordenador de Desenvolvimento Humano, Petrúcio Bandeira, para dar prosseguimento às conversações com o governo, encaminhando os programas que podem ser adotados em Alagoas.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos