Presidente do BID está em Paripueira onde anuncia recursos para expansão do projeto ‘Oceanu’

Enrique Iglesias visita área de cultivo de ostras no município de Paripueira

O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Enrique Iglesias, visita neste momento, uma área de cultivo de ostras do projeto ‘Oceanu’, no município de Paripueira. Durante a visita, Iglesias deverá anunciar recursos para expansão do projeto de desenvolvimento sustentável em seis estados nordestinos.

Em Alagoas desde o último domingo, onde passa férias, o presidente do BID aproveita o dia para conhecer de perto o trabalho de comunidades alagoanas que desenvolvem atividades de desenvolvimento sustentável. O projeto ‘Oceanu’, prevê ações de apicultura sustentável, cultivo de ostras e algas e está presente em 10 municípios do litoral Norte e Sul de Alagoas.

No município de Barra de São Miguel, onde o Oceanu já foi implantado com sucesso, a produção de ostras é uma das maiores do Nordeste. A cidade, líder no cultivo de ostras, chega a produzir 150 mil espécies, uma média de 24 mil ostras por mês.

Mais recursos

A proposta de expansão do projeto prevê a liberação de recursos – cujos valores deverão ser divulgados por Iglesias – por meio do Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin), administrado pelo BID para amparo de projetos de desenvolvimento sustentável em comunidades, micro e pequenas empresas.

De acordo com Daniel Costa, que coordena o ‘Oceanu’no Estado, a expansão do projeto beneficiará comunidades de 50 municípios nordestinos, nos limites territoriais desde Alagoas até o Maranhão. “A proposta já foi apresentada ao presidente do BID, que aprovou uma comissão de trabalho para gerir a expansão do projeto”, anunciou Costa.

A comissão será formada por representantes dos governos estaduais, Sebrae, BID, Projeto Oceanu e prefeituras dos municípios beneficiados. Em Alagoas, a expansão do projeto possibilitará a inclusão de seis cidades litorâneas ao Sul, que ficaram de fora da primeira etapa do Oceanu. Entre as cidades possivelmente contempladas estão Piaçabuçu, Feliz Deserto, Roteiro, Jequié da Praia e Piranhas, onde a criação de Pitú revela-se uma possibilidade de geração de renda para moradores do município.

Enrique Iglesias visita a área de cultivo do Oceanu em Paripueira acompanhado do secretário do Prodetur, José Lima.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos